Foto: Lumos sp/Adobe

Ciência

Qual é a nova descoberta da ciência que deixar a velhice melhor?

Experimento com camundongos sugere que controle de uma proteína tem potencial de adiar a degradação do organismo e a morte

Foto: Gorodenkoff Productions OU

Descoberta

Uma cientista de Cingapura desenvolvia um método para medir o volume da proteína interleucina 11 (IL11) em camundongos. Ao selecionar amostras, ela incluiu vários tecidos coletados de camundongos idosos e teve uma surpresa. Em todos os tecidos dos idosos, havia IL11 em grande quantidade.

Foto: Monkey Business/Adobe Stoc

Resultado

Se testes em humanos repetirem o que foi observado em camundongos, haveria potencial de uma droga que impedisse o aumento de IL11. Ela poderia retardar o envelhecimento e prolongar a vida em 25%.

Foto: Anusorn/Ado

Para que serve a IL11?

A IL11 tem papel no processo de formação das células dos tecidos nervoso e adiposo. Ela ajuda na regulação do crescimento e reposição do tecido ósseo e na formação de plaquetas. Está envolvida na fixação do embrião no útero e na formação da placenta.

Foto: BillionPhotos.com/Adobe Stock

Como o estudo foi feito?

Além dos grupos de controle, os camundongos foram divididos em dois grupos: um deles formado por camundongos transgênicos em que os genes que codificam o IL11 foram removidos. O outro teve a quantidade de IL11 reduzida, por meio da injeção de anticorpos.

Foto: Alexandr Pobeda/Adobe Stock

Resultado

Nos dois casos, a expectativa de vida dos camundongos aumentou 25% após o tratamento. Esses experimentos demonstram que evitar o aumento do IL11, que ocorre ao longo da vida adulta, tem potencial de contribuir para uma vida mais saudável e longa.

Foto: S.Gnatiuk

Qual a explicação?

Os cientistas acreditam que esse aumento na IL11 está relacionado com o aparecimento de diversos processos inflamatórios durante o envelhecimento. Eliminando o IL11, esses processos são evitados e as doenças típicas do envelhecimento aparecem mais tarde.

Foto: pikselstock /Ado

Próximos passos

Como uma droga capaz de diminuir a quantidade de IL11 em humanos já existe, isso facilitaria o teste em humanos. Se for possível demonstrar que ela retarda o aparecimento de doenças típicas de idosos, ela poderia ser comercializada com esse fim antes de ser comprovado que ela alonga a vida.

Foto: Yuri Arcurs peopleimages.com

Para saber mais detalhes dessa história, clique no link abaixo.

Saiba mais

Reportagem

Fernando Reinach

Produção

Pedro Pannunzio