Foto: Caleb Jones/AP Photo
Todo ano, o dicionário Oxford elege um termo como a palavra do ano. A seleção destaca uma expressão que se tornou popular nos últimos doze meses. Confira as últimas dez escolhas:
Foto: Nilton Fukuda/Estadão
A última palavra do ano foi “Brain Rot”, ou “Cérebro Podre” em português. O termo significa deterioração do estado mental causado por consumo de conteúdo de baixa qualidade na internet.
Foto: Instagram/Reprodução
Em 2023, o termo “Rizz” foi eleito. Não há uma tradução exata para a palavra, mas ela significa uma espécie de “charme” e capacidade de flertar e impressionar. O ator Tom Holland foi descrito por Zendaya, sua namorada, como alguém com rizz.
Foto: Reprodução Netflix
“Goblin Mode”, ou “Modo Goblin” em português, é o estado de espírito preguiçoso e desleixado que assumimos quando estamos em casa e não queremos fazer nada.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Com a chegada da vacina, o termo “vax” se tornou bastante popular na internet em 2021. Trata-se de uma abreviação da palavra “vaccine”.
Foto: Célio Messias/ Estadão
O ano de 2020 foi tão único que, pela primeira vez em sua história, o dicionário Oxford não escolheu apenas uma palavra, mas uma série delas. Entre as elegidas, estão: Lockdown, Black Lives Matter, Cultura do Cancelamento, entre outras.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão
Em 2019, o termo escolhido foi “climate emergency”, ou “emergência climática” em português. Com a aceleração do aquecimento global, o assunto se tornou um tema fundamental no debate público.
Foto: Epitacio Pessoa/AE
A palavra escolhida para 2018 foi “toxic”, ou “tóxico” em português. Engana-se, no entanto, quem acredita que o termo se refira a substâncias químicas. Na realidade, a palavra abrange um comportamento agressivo e maldoso visto na internet (e também fora dela).
Foto: TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO
O termo “youthquake” é uma mistura das palavras “youth”, ou “juventude” em português, e “earthquake”, ou “terremoto” em português. Trata-se dos abalos gerados pela chegada de uma nova geração em âmbitos políticos, sociais e culturais.
Foto: Evan Vucci/AP
2016 marcou o ano em que Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos e que o Reino Unido optou por sair da União Europeia. O dicionário Oxford, então, elegeu a palavra “post-truth”, ou “pós-verdade” em português, como termo do ano.
Foto: Reprodução
Em 2015, mais uma novidade. Pela primeira vez em sua história, a palavra do ano não era uma palavra, mas sim... um emoji. E não qualquer emoji, mas a carinha feliz que solta lágrimas de tanto rir.
Foto: divulgação_Anvisa
Há dez anos, em 2014, os cigarros eletrônicos tomaram conta da juventude ao redor do mundo. E se é bem verdade que os Vapes — termo em inglês para o objeto — ainda estão presentes, 2014 foi quando eles se tornaram populares.
Foto: RAFAEL ARBEX
‘Brain rot’ é palavra do ano, segundo o dicionário de Oxford; entenda o que é isso
Daniel Vila Nova