Foto: Divulgação/Mubi
O filme de terror mais comentado do ano chega à Mubi, e separamos as razões para você assistir
Foto: Imagem/Divulgação
O filme é dirigido por Coralie Fargeat e está disponível na Mubi. A história acompanha Elisabeth Sparkle, uma atriz de 50 anos que é demitida no seu aniversário por ser ‘velha’ demais. Ela entra em uma crise e, ao parar no hospital, conhece a Substância, uma droga que promete torná-la “a melhor versão de si mesma”, mais jovem e mais bonita.
Foto: Divulgação/MUBI
Pelo olhar da diretora francesa, A Substância dá uma nova cara para o gênero body horror, conhecido por cenas explícitas beirando ao grotesco para impactar o público. Esse gênero vem crescendo na França e é conhecido ‘new french extremity’ (novo extremismo francês).
Foto: Divulgação/MUBI
A pressão estética que as mulheres sofrem não é lá uma novidade, mas com o aumento do uso de Ozempic ou de procedimentos estéticos para sempre ser ‘jovem’, a produção mexe em uma ferida com um olhar feminista e com uma crítica bem explícita.
Foto: Working Title Films/Divulgação
A atriz é uma das mais renomadas de Hollywood e um dos principais destaques do filme. Aos 61 anos, Demi contou em algumas entrevistas que entende o sofrimento de sua personagem, já que foi objetificada e teve vários problemas com o corpo ao longo da carreira. Para provar seu ponto, a atriz entregou a cópia de sua biografia pra diretora de A Substância - e, assim, conseguiu o papel.
Foto: Divulgação/MUBI
Margaret Qualley dá vida a Sue, a versão ‘melhorada’ de Elisabeth. A atriz está ganhando cada vez mais espaço em Hollywood e consegue manter o mesmo nível de atuação de Demi Moore no longa. Ela é conhecida também por seus papéis em Era Uma Vez em Hollywood, Maid e Tipos de Gentileza.
Foto: Divulgação/MUBI
Em uma era em que se usa muito CGI para filmes, Fargeat optou por muitos efeitos práticos nas cenas. Em entrevista à revista Variety, ela explicou que usou muitas próteses e truques de maquiagem para que os personagens fossem mais realistas e grotescos.
Foto: Divulgação/MUBI
Apesar de se enquadrar no gênero de terror, A Substância também tem pitadas de sarcasmo e até cenas engraçadas. A comédia serve para mostrar quão ridículo é cruzar alguns limites para atingir os padrões estéticos.
Foto: Divulgação/MUBI
A Substância mescla referências literárias, como Frankstein, O Retrato de Dorian Gray, Médico e o Monstro, e a clássicos do cinema, como 2001 - Uma Odisseia no Espaço, O Iluminado, A Mosca e Psicose. Além de ser uma homenagem, essas referências trazem um ar único para a trama.
Paola Churchill