Foto: Universal Pictures/Divulgação
Entre histórias de grandes gênios da física, passando por nomes da música e dos esportes e notáveis criminosos, cinebiografias sempre tiveram seu apelo com todo tipo de público. Confira alguns dos melhores filmes do gênero disponíveis nas plataformas.
Foto: Universal Pictures/Divulgação
Vencedor de sete estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme e melhor direção, o longa de Christopher Nolan traz Cillian Murphy no papel do físico conhecido como o pai da bomba atômica. Disponível na Globoplay e no Prime Video.
Foto: Columbia Pictures
Por falar em Oscar, esta cinebiografia do general francês também apareceu nas categorias técnicas da última premiação, mas saiu de mãos vazias. Em tom jocoso, Ridley Scott coloca Joaquin Phoenix no papel principal. Disponível na Apple TV+.
Foto: Paramount Pictures/Divulgação
Entre as cinebiografias mais engraçadinhas também está o filme de Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio, que conta a história do empresário e famoso criminoso do mercado financeiro, Jordan Belfort, com muito humor sombrio. Disponível no Prime Video e na Max.
Foto: Columbia Pictures/Divulgação
Cinebiografia brasileira adorada por público e crítica, o filme de 2005 de Breno Silveira conta a história da dupla Zezé Di Camargo & Luciano. Vencedor em quatro categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o longa também ganhou adaptação nos palcos. Disponível na Globoplay.
Foto: Warner Bros/Divulgação
Para fãs do estilo grandioso de Baz Luhrmann, a cinebiografia de Elvis Presley é uma pedida certeira, com performances marcantes de Austin Butler como o Rei do Rock e Tom Hanks como seu empresário, o Coronel Tom Parker. Disponível na Max.
Foto: A24/Divulgação
Lançado um ano depois de Elvis, Priscilla serve quase como um complemento ao longa de Luhrmann, mas com um estilo totalmente oposto. Singelo, Priscilla foca na vida e os conflitos da esposa de Presley, vivida no filme de Sofia Coppola por Cailee Spaeny. Disponível no Prime Video e na MUBI.
Foto: Twentieth Century Pictures/Divulgação
E já que estamos falando de astros de rock, a maratona pode ser completa com a ótima cinebiografia de Johnny Cash comandada por James Mangold. O filme com Joaquin Phoenix rendeu um Oscar para Reese Witherspoon, que vive a esposa de Cash, June Carter. Disponível no Disney+.
Foto: Warner Bros/Divulgação
A cinebiografia de Hebe lançada em 2019 traz Andréa Beltrão no papel da apresentadora, e a performance lhe rendeu a estatueta de melhor atriz no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O filme está disponível na Globoplay.
Foto: Urca Filmes/Divulgação
Em 2023, e no meio de uma onda de cinebiografias brasileiras, Nosso Sonho se destacou entre as mais aclamadas e mais vistas. Dirigido por Eduardo Albergaria, o longa mostra a trajetória da dupla Claudinho e Bochecha e está disponível na Globoplay.
Foto: Universal Pictures/Divulgação
Aclamado pela crítica e indicado ao Oscar de melhor roteiro, o filme de F. Gary Gray conta a ascensão e queda da fama do grupo de hip-hop N.W.A, com performances memoráveis de um ótimo elenco, liderado por O’Shea Jackson Jr. e Jason Mitchell. Disponível no Prime Video e na Apple TV+.
Foto: STXfilms/Divulgação
O filme escrito e dirigido por Aaron Sorkin é uma boa aposta para quem procura entretenimento. Com Jessica Chastain, ele retrata a vida de Molly Bloom, empresária que organizava jogos ilegais e ficou conhecida como a “princesa do pôquer”. Disponível no Prime Video e na Max.
Foto: Warner Bros/Divulgação
Dirigido por Reinaldo Marcus Green, o filme que rendeu a Will Smith uma estatueta de melhor ator no Oscar conta a história de Richard Williams, pai e treinador das tenistas Venus e Serena Williams. Disponível na Max e no Prime Video.
Foto: Netflix/Divulgação
Para quem gosta de uma cinebiografia de esporte, com história de superação, Nyad é a recomendação perfeita. Com grandes performances de Jodie Foster e Annette Bening, o longa conta a trajetória da primeira mulher a nadar de Cuba até a Flórida. Disponível na Netflix.
Foto: Universal Pictures/Divulgação
Para fechar, um clássico: a cinebiografia do matemático John Nash, dirigida por Ron Howard e estrelada por Russell Crowe, virou favorita do público desde seu lançamento em 2001. Disponível na Apple TV+.
Foto: Focus Features/Divulgação
Cinebiografias musicais nunca estiveram tão em alta, mas ainda não encontraram o estilo certo
Julia Sabbaga