Foto: Daniel Cole/AP
O Festival de Cinema de Cannes 2024 começa em 14 de maio e vai até 25 de maio deste ano. Confira a seguir cinco pontos para ficar de olho nesta edição, incluindo dois filmes brasileiros.
Foto: Reprodução/'Megalopolis' (2024)
Aos 85 anos, Francis Ford Coppola, diretor de clássicos como O Poderoso Chefão, investiu R$ 600 milhões para bancar o filme que narra a luta de dois homens para reconstruir uma cidade em ruínas. Protagonizado por Adam Driver, o longa será exibido pela 1ª vez na quinta, 16.
Foto: Angela Weiss/AFP
Criador dos filmes da saga Star Wars, o diretor será homenageado com uma Palma de Ouro honorária no encerramento do festival, em 25 de maio. Além dele, outra homenageada desta edição será a atriz Meryl Streep, que receberá o prêmio na abertura do evento nesta terça, 14.
Foto: Morry Gash/AP
O longa do dinamarquês Ali Abbasi retrata a trajetória de Donald Trump como empresário e apresentador de reality show, com atuação de Sebastian Stan. O filme será exibido pela primeira vez na segunda, 20.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Fora do circuito competitivo, a vida de Luís Inácio Lula da Silva, eleito presidente do Brasil pela 3.ª vez em 2022, é o foco do documentário de Oliver Stone (diretor de Platoon, entre outros). O filme será exibido no domingo, 19.
Foto: Jarbas Oliveira/Divulgação
O diretor brasileiro Karim Aïnouz volta ao Festival de Cannes depois de exibir Firebrand em 2023. Desta vez, com o thriller erótico Motel Destino, filmado no Brasil e estrelado por Fábio Assunção. O filme concorre à Palma de Ouro e será exibido pela primeira vez na próxima quarta, 22.
Foto: Atsushi Nishijima/Searchlight Pictures via AP
Confira outros destaques do Festival de Cannes 2024, como o novo filme de Yorgos Lanthimos (diretor de Pobres Criaturas) e a participação de Messi, o cachorro de Anatomia de Uma Queda.
André Carlos Zorzi
André Carlos Zorzi