Foto: Reprodução/@oficialfernandatorres via TikTok

Literatura

4 dicas de leitura de Fernanda Torres, a nova TikToker de literatura

”Fernanda Torres aqui, da minha central de comandos estreando no Tiktok. fica de olho que daqui a pouco eu vou postar uma coisinha interessante sobre Machado de Assis em homenagem, é claro, a Courtney Novak”, diz a atriz, ao se introduzir no universo da plataforma. Em dois dias o perfil passou dos 50 mil seguidores

Foto: Reprodução/@oficialfernandatorres via TikTok

Inspirada por uma gringa

A decisão da atriz em fazer conteúdos literários para a plataforma vem após o viral de Novak, uma influencer americana que virou assunto nas redes após fazer uma resenha elogiando “Memórias Póstumas de Brás Cubas”

Foto: Reprodução/@courtneyhenningnovak via TikTok

Courtney Henning Novak, tem 45 anos e tem a meta de ler um livro de cada país do mundo. E foi assim que leu o brasileiro ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, de Machado de Assis

Foto: Reprodução/@courtneyhenningnovak via TikTok

Novak também leu “Dom Casmurro”, inspirada e compartilhou seu dilema pós leitura - um dilema clássico de quem leu a obra: Capitu traiu Bentinho? - Depois das resenhas da influencer, o box com 3 livros do autor entrou para o primeiro lugar na lista da Amazon na categoria de Livros de Movimentos e Períodos Literários

Foto: Reprodução/@oficialfernandatorrer via Tik

Livros indicados por Fernanda Torres

“A primeira delas é esse livro aqui chamado ‘Ao Vencedor as Batatas’, do Roberto Schwarz. É um livro incrível e ele explica pra gente por que é que Machado é Machado e qual foi a revolução que ele fez na literatura brasileira”

Foto: Reprodução/@oficialfernandatorres via T

As Ideias Fora do Lugar, de Roberto Schwarz

“E se você estiver com preguiça leia ‘As idéias fora do lugar’, que é o primeiro capítulo de ‘Ao vencedor as batatas’, pra você ter um gostinho fininho e já te dar uma ideia do que o ‘Ao vencedor as batatas’ pode trazer”

Foto: Reprodução/@oficialfernandatorres via Tikt

O Otelo Brasileiro de Machado de Assis, de Helen Caldwell

Esse livro é interessante porque todo mundo se pergunta se Capitu, no ‘Dom Casmurro’, traiu ou não traiu o Bentinho. E a Helen Caldwell foi a primeira a dizer: ‘peraí, a pergunta não é se ela traiu ou não traiu o Bentinho, o problema do Dom Casmurro é que o Dom Casmurro é louco’”

Foto: Reprodução/@oficialfernandatorres via T

Machado, de Silviano Santiago

“Um livro maravilhoso, ele fala muito sobre a epilepsia do Machado e a influência na epilepsia na literatura dele. Inclusive tem um capítulo especial sobre o delírio, que é a abertura do ‘Brás Cubas’, sobre como o delírio tem a ver com a epilepsia do Machado. Um livro maravilhoso”

Foto: Tiago Queiroz / ESTADÃO

Fernanda Torres traça o retrato das artes no Brasil ao narrar a trajetória de um ator

Leia mais

Leia mais

Reportagem e produção

Beatriz Nogueira

Veja mais web stories