Foto: Chad Hipolito/AP

Literatura

Relembre os principais livros de Alice Munro

A escritora Alice Munro, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2013, morreu aos 92 anos, na noite desta segunda, 13. Confira a seguir os principais livros escritos pela autora canadense.

Foto: Biblioteca Azul/Reprodução

Fugitiva

Esta coletânea de contos ambientada no norte do Canadá é considerada um dos grandes trabalhos de Munro. Publicado em 2004, o livro contém histórias de ninar que exploram relacionamentos, descobertas e desafios do universo feminino.

Foto: Companhia das Letras/Reprodução

O amor de uma boa mulher

Publicado originalmente em 1998 e vencedor do prêmio americano National Book Critics Circle, este livro de contos é ambientado nas cidadezinhas rurais do condado de Huron, no Canadá, e usa personagens deslocados para falar de temas como transtornos mentais e velhice.

Foto: Companhia das Letras/Re

Felicidade Demais

Este livro reúne dez contos protagonizados por mulheres que, em diferentes momentos da vida, se deparam com situações que mudam suas trajetórias para sempre. O conto que dá titulo à obra é inspirado pela história real da matemática russa Sophia Kovalevsky.

Foto: Companhia das Letras/Reprodução

Vida Querida

Publicado em 2012, esta é mais uma coletânea de contos em que Munro aborda os limites e loucuras da existência humana. Neste caso, no entanto, ela inclui, ao final do livro, as quatro únicas narrativas autobiográficas que já publicou.

Foto: Biblioteca Azul/Reprodução

O progresso do amor

Publicado em 1986, este livro contém 11 contos que giram em torno do mesmo tema: o amor. Munro reforça o poder de sua escrita com histórias sobre uma mulher divorciada, a relação entre pais e filhos, e um homem que não consegue superar a ex-mulher, por exemplo.

Foto: Paul Hawthorne/AP

Munro, que também conquistou em 2009 o Man Booker International Prize pelo conjunto da obra, sofreu de demência em seus últimos anos de vida. Saiba mais sobre a vida da escritora.

Leia mais

Texto

Julia Queiroz

Produção

Julia Queiroz e Sabrina Legramandi