Foto: kowit1982 - stock.adobe.com
A literatura infantil é celebrada anualmente em todo o território nacional em 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato (1882-1948), considerado um dos primeiros escritores do gênero no País. É um bom dia para lembrar aqueles livros que marcaram a infância. Confira a seguir algumas dicas.
Foto: Autêntica/Divulgação
Livro que deu origem ao Sítio do Picapau Amarelo e apresentou alguns dos personagens da história pela primeira vez, Reinações de Narizinho é um clássico da literatura infantil e inspirou diversos escritores nas décadas seguintes.
Foto: Ática/Divulgação
Outro livro inesquecível da literatura infantil e que alcançou grande sucesso na década de 1970 ao ser publicado pela Coleção Vaga-Lume, O Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida, segue Alberto, menino que decide investigar a morte do irmão.
Foto: Editora Moderna/Divulgação
Um dos livros mais famosos de Pedro Bandeira, A Droga da Obediência acompanha cinco estudantes - “os karas” - que enfrentam o sinistro Doutor Q.I., cientista que quer controlar a humanidade com uma droga poderosa.
Foto: Melhoramentos/Divulgação
Neste romance que marcou gerações, José Mauro de Vasconcelos conta as travessuras de Zezé, um menino de seis anos que vive na rua e conta suas fantasias para seu confidente, Xururuca, um pé de laranja-lima.
Foto: Salamandra/Divulgação
Ruth Rocha marcou a infância de muitos com Marcelo, Marmelo, Martelo, livro sensível que reúne três contos sobre crianças que vivem no espaço urbano e precisam enfrentar as adversidades apresentadas pelo cotidiano.
Foto: Global/Divulgação
Outro clássico da literatura infantil, o livro é um estímulo para que as crianças tenham contato com poesia. Ou Isto ou Aquilo aborda questões da vida cotidiana e dificuldades da vida, mas o maior destaque é a sonoridade das palavras explorada por Cecília.
Foto: Melhoramentos/Divulgação
O livro histórico levou Ziraldo, ‘pai’ do Menino Maluquinho, que morreu no início de abril, a se aventurar na literatura infantil. Produzido durante a ditadura militar, Flicts foi criado pelo autor em apenas dois dias e transformou cores em personagens em uma narrativa sensível.
Foto: stock.film - stock.adobe.com
Entenda a importância da literatura na infância e confira também dicas de livros para bebês, livrarias e clubes de assinatura voltados ao público infantil.
Julia Queiroz e Sabrina Legramandi
Julia Queiroz