Foto: Reprodução/Editora Autêntica

Literatura

Dia Nacional do Livro Infantil: Veja músicos brasileiros que já escreveram histórias para crianças

Além de compor belas canções, vários músicos brasileiros já se aventuraram pela literatura infantil. De Chico Buarque a Emicida, veja quais são os cantores que já escreveram para crianças!

Foto: Divulgação/Editora Globinho

Rita Lee

Antes de escrever suas autobiografias, a Rainha do Rock também se aventurou pela literatura infantil. A série Dr. Alex começou em 1986 e conta a história de um ratinho que defende os bichos e a natureza.

Foto: Reprodução/Editora Autêntica

Chico Buarque

O músico é autor de Chapeuzinho Amarelo, considerado um clássico da literatura infantil brasileira. O livro foi lançado pela primeira vez em 1970 e relançado em 1979, com ilustrações de Ziraldo.

Foto: Reprodução/Editora Caixote

Itamar Assumpção

Dezessete anos após a morte do músico, a filha de Itamar, Anelis Assumpção, organizou seus textos inéditos e os transformou em uma coleção de livros infantis. O primeiro da série foi Homem-Bicho – Bicho-Homem, de 2021.

Foto: Reprodução/Editora Melhoramentos

Gabriel O Pensador

O artista lançou Um Garoto Chamado Rorbeto em 2005. A obra conta a comovente história de Rorbeto: um menino diferente, não só no nome, como na vida.

Foto: Reprodução/Editora Lazuli

Martinho da Vila

O músico escreveu A Rosa Vermelha e o Cravo Branco, enredo “que é um samba”. O livro conta a história de Rosa, uma menina sonhadora que amava os livros e o carnaval.

Foto: Reprodução/Companhia das Letrinhas

Emicida

O cantor e rapper lançou seu primeiro livro infantil em 2018. Amoras fala sobre a importância de se reconhecer nos pequenos detalhes do mundo.

Foto: Reprodução/Editora Sesi-SP

Fernanda Takai

A cantora, que já havia escrito A Gueixa e o Panda Vermelho, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria infantil por O Cabelo da Menina.

Foto: Reprodução/Editora Escritinha

Chico César

O músico paraibano lançou seu primeiro livro infantil, O Agente Laranja e a Maçã do Amor, em 2016. É um poema que conta a história de Alan Laranjeira, um rígido fiscal da prefeitura que tem sua vida mudada após vistoriar as frutas em uma feira.

Foto: Guilherme Samora

Quer saber mais sobre literatura infantil?

Leia mais

Texto

Dora Guerra

Reportagem

Dora Guerra

Veja outros Web Stories