Foto: Felipe Rau/Estadão
Clube dos Editores do estado indicou formas de apoiar as editoras prejudicadas pela tragédia climática; veja também locais com iniciativas próprias
Foto: L&PM/Divulgação
A maior forma de apoio é comprar livros. Dentre as editoras atingidas, está a L&PM, que teve 10 mil livros danificados. Ela é uma das associadas do Clube dos Editores. Outras são a Arquipélago, a Dublinense e a Vivilendo. Veja a lista completa no último story.
Foto: Reprodução de vídeo/@livrariataverna via Instagram
As livrarias também foram extremamente atingidas pelas chuvas. Caso o local ainda esteja inacessível, o ideal é combinar a entrega de livros com um grande prazo. A Livraria da Taverna, que foi inundada, disponibilizou sua chave Pix para doações de qualquer valor.
Foto: Editora Bestiário/Divulgação
Indicar livros de editoras gaúchas a amigos também é uma boa forma de ajudar. Neste mês, a editora Bestiário chegou a lançar, inclusive, uma antologia poética dedicada às vítimas do desastre climático, Sob as águas, Sobre a Esperança.
Foto: JF Diorio/Estadão
Outra dica do Clube dos Editores para ajudar editoras que tiveram grande parte do estoque comprometido é comprar livros em formato digital. A associação alerta para que a compra seja feita em sites confiáveis que repassarão a venda à editora.
Foto: @sebosolerpoa via Instagram
O sebo Só Ler teve uma das lojas atingidas e grande parte dos livros danificados pelas chuvas. Para reconstruir o local, o sebo possui três pontos de coleta para a doação de livros: na Rua Senhor dos Passos, 266, em Porto Alegre; na Rua Primeiro de Março, 777, em São Leopoldo; na Avenida Victor Barreto, 2446, em Canoas.
Foto: Editora Dublinense
A escritora Julia Dantas, autora de Ruína y Leveza, teve a casa alagada pelas enchentes. O livro ganhou uma nova edição nesta semana e a Dublinense anunciou uma campanha para ajudar a autora: na compra do livro, você recebe a versão digitalizada da obra e de um conto de Julia.
Foto: Wilton Junior / Estadao
Um dono de uma livraria de Arroio do Meio criou uma campanha solidária para arrecadar exemplares de bibliotecas de escolas do Vale do Taquari. A meta é comprar 32 mil livros. Veja detalhes da campanha e saiba como ajudar abaixo.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Arquipélago Editorial, Artes e Ofícios Editora, AVEC Editora, CirKula, Editora Edelbra, BesouroBox, Editora Metamorfose, Editora da PUCRS, Editora Cassol, Editora Concórdia, Editora Coragem, Dublinense, Editora Sulina, EditoraPiu, Editora Projeto, Editora Zouk, Artmed, Libretos Editora, L&PM Editores, Tomo Editorial e Vivilendo.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Quer saber como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul?
Sabrina Legramandi