Foto: WALTER CRAVEIRO / FLIP2023
A Festa Literária Internacional de Paraty - a famosa Flip - celebra sua 22ª edição este ano, entre 9 e 13 de outubro, e a lista de autores acaba de ser confirmada. Confira sete estrangeiros da programação para você conhecer e ler antes do evento
Foto: Flip 2024/Divulgação
As Vira-Latas, livro de estreia da escritora chilena, publicado em 2016, conta a história de oito garotas latino-americanas que vivem às margens da sociedade no Chile na década de 1990. Foi premiado como Melhor Livro de Contos pelo Ministério da Cultura do Chile (Editora: Bazar do Tempo)
Foto: Flip 2024/Divulgação
Ministro da Cultura da Autoridade Nacional Palestina, é autor de ensaios políticos, cinco romances e dois livros de contos. Quero Estar Acordado Quando Morrer: Diário do Genocídio em Gaza, seu primeiro livro, narra os dias em que se viu preso em Gaza durante bombardeios realizados por Israel (Ed. Elefante)
Foto: Flip 2024/Divulgação
Expoente da autoficção contemporânea, o francês escreve a partir de experiências pessoais com foco em temas de homossexualidade, violência sexual e injustiças de classe. Estreou em 2014 com O Fim de Eddy (Ed. Tusquets) e desde então publicou obras como História da Violência (Ed. Tusquets) e Quem Matou meu Pai (Ed. Todavia)
Foto: Flip 2024/Divulgação
O livro de ensaios da escritora mexicana, Cuerpo Extraño (2013), venceu o Prêmio Latin American Voices 2013. Para a Flip, ela traz Caderno de Faróis, descrito como uma experiência intimista de busca, descoberta e (auto)conhecimento, por meio de ensaios, crônicas e relatos de viagem (Ed. Moinho)
Foto: Flip 2024/Divulgação
Nascida em Camarões e considerada uma das principais vozes da literatura francófona contemporânea, ganhou notoriedade por suas representações de populações afroeuropeias na França. Autora de Contornos do Dia que Vem Vindo, A Imperatriz Vermelha, A Outra Linguagem das Mulheres (Ed. Pallas), ela lança, na Flip, Stardust (Autêntica Contemporânea)
Foto: Flip 2024/Divulgação
O senegalês que vive na França é autor do aclamado A Mais Recôndita Memória dos Homens (Ed. Fósforo), livro que celebra a literatura e lhe rendeu o Prêmio Goncourt, um dos mais importantes da língua francesa. No Brasil, foram publicados também Homens de Verdade e Terra Silenciada (Ed. Malê)
Foto: Flip 2024/Divulgação
Os Profetas, romance de estreia do americano especialista em James Baldwin, se tornou best-seller do The New York Times e narra a história de Isaiah e Samuel, jovens escravizados que vivem em uma plantação no interior do Mississipi (Ed. Companhia das Letras)
Foto: Sara De Santis
Veja a lista completa de autores, programação, ingressos e mais
Julia Sabbaga