Foto: Werther Santana/Estadão

Literatura

‘Healing fiction’: 12 livros da tendência que busca dar conforto ao leitor

Histórias têm características semelhantes, muitos gatos e livros e costumam ser ambientadas em espaços acolhedores como livrarias e bibliotecas

Saiba mais

Foto: Bertrand Brasil/Divulgação

A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig

Uma mulher de 35 anos decide desistir de tudo, mas vai parar na Biblioteca da Meia-Noite, um lugar onde pode “testar” todas as diferentes decisões que poderia ter tomado e, então, compreender porque a vida merece ser vivida (Bertrand Brasil)

Foto: Bertrand Brasil/Divulgação

A Inconveniente Loja de Conveniência, de Kim Ho-yeon

Um morador de rua sem memórias de seu passado encontra uma bolsa com os documentos de uma professora de história aposentada, dona de uma loja de conveniência. Ao devolver os objetos, ele acaba salvando a loja de um assalto e ganhando uma vaga no turno da noite (Bertrand Brasil)

Foto: Bertrand Brasil/Divulgação

Meus Dias na Livraria Morisaki, de Satoshi Yagisawa

A jovem Takako, de 25 anos, está em depressão após ser abandonada pelo namorado com quem planejava formar uma família. Desempregada, ela recebe a oferta de um tio para morar no quartinho em cima da livraria Morisaki, na família há gerações, e, em troca, ajudá-lo na loja (Bertrand Brasil)

Foto: Record/Divulgação

A Livraria Mágica de Paris, de Nina George

Monsieur Perdu há anos sofre com o desaparecimento da mulher. Ela o deixou apenas uma carta, que ele nunca abriu. Mas quando finalmente é forçado a ler o texto, ele embarca em uma jornada pelos rios da França, acompanhado de um escritor que enfrenta um bloqueio criativo (Record)

Foto: Bertrand Brasil/Divulgação

Se os Gatos Desaparecessem do Mundo, de Genki Kawamura

Um carteiro solitário, sem família e que vive apenas na companhia de seu gato, recebe a notícia de que tem uma doença terminal e é surpreendido com um proposta do Diabo: para cada coisa que ele escolher extinguir do mundo, ele ganhará mais uma dia de vida (Bertrand Brasil)

Foto: Sextante/Divulgação

A Biblioteca dos Sonhos Secretos, de Michiko Aoyama

Cinco pessoas lidando com diferentes problemas e frustrações visitam a biblioteca de um centro comunitário de Tóquio e, como todos os que chegam lá, são recebidos por uma bibliotecária que, com o dom de saber o livro que cada leitor precisa, lhes recomenda uma obra inusitada (Sextante)

Foto: Intrínseca/Divulgação

Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong, de Hwang Bo-reum

Uma mulher frustrada e desmotivada decide abandonar tudo e realizar o antigo sonho de abrir uma livraria. Enquanto aprende a administrar o local, ela vê a loja se tornando um espaço em que clientes se sentem confortáveis para, a partir dos livros, compartilhar suas histórias e sentimentos (Intrínseca)

Foto: Intrínseca/Divulgação

O Jogo dos Desejos, de Meg Shaffer

Lucy Hart é uma professora com o desejo de adotar um de seus alunos, órfão. Quando Jack Masterson, o escritor que publicou sua série favorita quando criança, anuncia que promoverá um concurso para decidir quem será o detentor da única cópia de seu novo livro, Lucy vê a oportunidade de conquistar os seus sonhos (Intrínseca)

Foto: Intrínseca

Os Gatos do Café da Lua Cheia, de Mai Mochizuki

Sem endereço fixo, o café surge cada hora em um lugar e prepara algo exclusivo para os clientes. Os quatro protagonistas do livro são atendidos por gatos especialistas em Astrologia, que leem mapas astrais e dão conselhos valiosos sobre os próximos passos de suas vidas (Intrínseca)

Foto: Divulgação/Intrínseca

A Incrível Lavanderia dos Corações, de Yun Jungeun

A enigmática Jieun recebe visitantes com chá em sua “lavanderia”. Apesar do passado doloroso, ela nasceu com o dom de apaziguar o sofrimento alheio. Quem bebe seu chá acaba compartilhando lembranças tristes e tem a oportunidade decidir se quer apagá-las ou não (Intrínseca)

Foto: Divulgação/Intríns

Vou te Receitar um Gato, de Ishida Syou

Em um beco estreito de Kyoto, uma clínica só pode ser encontrada por pessoas que enfrentam um momento difícil. Os pacientes estranham ao receber a inusitada receita - um gato -, mas logo percebem mudanças reais em suas vidas (Intrínseca)

Foto: Divulgação/Bertrand Brasil

A Lanterna das Memórias Perdidas, de Sanaka Hiiragi

Num estúdio fotográfico, Hirasaka recepciona seus visitantes com gentileza e revela que eles estão em um ponto de transição entre a vida e a morte. Uma professora de 92 anos, um membro da Yakuza de 47 e uma criança recebem a oportunidade de escolher fotos de suas vidas e revisitar os momentos mais significativos (Bertrand Brasil)

Foto: Lev Dolgachov/ Adobe Stock

Quer saber mais sobre ‘healing fiction’? Histórias têm gatos e se passam em ambientes acolhedores como livrarias.

Leia mais

Reportagem

Amanda Calazans e Julia Queiroz

Produção

Julia Queiroz e Gabriela Caputo

Veja mais Web Stories