Foto: Gisèle Freund/Nacional Portrait Gallery
Ulisses (ou Ulysses), de James Joyce, é um dos mais importantes livros da literatura moderna. Lançada em 1922, a obra, que revolucionou a forma do romance, segue desafiando leitores mais de um século depois de seu lançamento.
Foto: Sotheby's/Divulgação
A história toda se passa em um único dia - 16 de junho de 1904. Leopold Bloom sai de sua casa pela manhã, em Dublin, cumpre suas obrigações, e volta. Os outros personagens são Molly e Stephen Dedalus. Um dia, em nada menos do que 800 páginas.
Foto: rninov - stock.adobe.com
O Bloomsday é uma celebração do livro de Joyce, que ocorre sempre em 16 de junho. A maior festa é em Dublin, onde fãs se fantasiam e passeiam pelos cenários do romance. Em São Paulo, ele é celebrado desde 1988, mas há celebrações também em outros lugares do País.
Foto: Yu Lan- stock.adobe.com
“É trabalhoso”, diz Caetano W. Galindo, o mais recente tradutor de Joyce. Para Dirce Waltrick do Amarante, tradutora e estudiosa da obra do autor, é preciso atravessar a barreira do desconhecido. Organizador desde 1992 do Bloomsday em SP, Marcelo Tápia reconhece que o livro pode ser difícil.
Foto: Companhia das Letras/Divulgação
“Cabotinismo à parte, o guia Sim, eu digo sim é uma excelente introdução!” - Publicado por Galindo em 2016, o livro é um guia sobre o romance e permite que o leitor conheça melhor os passos de Bloom, Stephen e Molly e a natureza do romance de Joyce.
Foto: Alex Ehrenzweig/Domínio Público
“Sugiro que cada um leia o livro no seu ritmo, passo a passo, sem se inibir com a sua extensão; afinal, cada capítulo é uma surpresa, no tema e no estilo. O leitor também não deve se preocupar em esgotar, de imediato, todos os sentidos e qualidades que o texto oferece.”
Foto: Camille Ruf/Cornell Joyce Collection/Domínio Público
“Começar a ler com o corpo e o espírito, como dizia Barthes ao conceituar o prazer do texto. Pode pular páginas à vontade e apreciar algumas linhas apenas. Pode começar de trás para a frente. Ler sem se preocupar com uma fórmula de leitura é o mais importante.”
Foto: Noel Riley
Especialistas contam por que ler o livro, quais são as melhores traduções e dão conselhos aos leitores.
Maria Fernanda Rodrigues
Julia Queiroz