Foto: Universal Music/Divulgação
Dos Beatles ao Clube da Esquina, selecionamos algumas das principais obras-primas do gênero para celebrar o Dia do Rock, data comemorada especialmente no Brasil, em homenagem ao dia 13 de julho de 1985, quando foi realizado o Live Aid
Foto: EMI/Universal Music
Considerado um marco na história da música, o álbum provou que o estúdio de gravação pode ser um aliado fundamental na experimentação de novos sons e mixagens
Foto: Reprodução/The Who
O clássico da banda inglesa inaugurou o gênero de ‘ópera-rock’, quando o álbum apresenta uma narrativa associada ao conteúdo musical. Neste caso, conhecemos a história do personagem-título, um garoto cego, surdo e mudo.
Foto: Reprodução
Idealizado por Brian Wilson, o disco não apenas estabeleceu novos padrões para a arte de fazer álbuns, mas também inspirou uma geração de músicos e produtores, influenciando o desenvolvimento da música pop.
Foto: Reprodução/Pink Floyd
Sua abordagem inovadora e temas universais como alienação, ganância e insanidade, juntamente com seu uso pioneiro de sintetizadores e efeitos sonoros, tornaram-no um dos álbuns mais influentes e vendidos de todos os tempos.
Foto: Reprodução/Fleetwood Mac
Destacando-se por sua produção impecável e letras profundamente pessoais que capturam as tensões e relações na banda, o disco apresentou uma mistura irresistível de rock, pop e blues.
Foto: Reprodução/Bob Dylan
Marcou a transição de Dylan de ícone folk para pioneiro do rock. Com letras poéticas e a inclusão de instrumentos elétricos, o disco desafiou as convenções da época.
Foto: Reprodução/Clube da Esquina
Marco expressivo da identidade brasileira, o disco encantou o público pela mistura de rock, bossa nova, jazz e samba. As letras poéticas e engajadas também capturaram o espírito de uma era.
Foto: Fabio Motta/Estadão
Dos Mutantes ao Skank, selecionamos alguns dos principais grupos brasileiros do gênero para celebrar o Dia do Rock
Redação