Foto: Pablo Arellano /Netflix /Divulgação

Séries

‘Cem Anos de Solidão’: Quais são os pontos fortes e fracos da série

Produção da Netflix que adapta o grande romance de Gabriel García Márquez estreia primeira parte com o lirismo sonhador de seus personagens; veja o que funciona e o que não funciona

Entrevista com o elenco

Foto: El Departamento / Netflix/Divulgação

Forte: Paisagem natural colombiana e casting com atores locais

A pedido da família de García Márquez, a produção foi toda filmada na Colômbia com atores colombianos ou latino-americanos, contribuindo para a fidelidade ao livro

Foto: Mauro González /Netflix /Divulgação

Fraco: Excesso de narração em off

O que poderia ser uma homenagem ao texto da obra se torna uma redundância injustificada - uma voz em off, citando o livro, conta-nos o que já estamos vendo na tela

Foto: Mauro González/Netflix /Divulgação

Forte: Os personagens ciganos

As cenas com os ciganos em geral, e com Melquiades, em particular (em ótima atuação do espanhol Moreno Borja), recriam o impressionante encontro cultural entre a feira medieval europeia e o povoado latino-americano de Macondo

Foto: Pablo Arellano /Netflix /Divulgação

Fraco: Abuso do erotismo

Cenas delicadas do romance, como a iniciação de José Arcadio, filho, com Pilar Ternera, perdem ao se tornarem um ato sexual entre um casal de atores com belos corpos

Foto: Mauro González/Netflix /Divulgação

Forte: Apuro linguístico

A presença da língua guajira (wayuu) e do castelhano caribenho é um mérito e tanto para uma produção global, que esquivou atalhos fáceis de ceder à homogeneidade linguística

Foto: Mauro González / Netflix

Fraco: O desperdício da exuberância visual limitada nas telas domésticas

É uma pena que a saga dos Buendía não surge na sala escura do cinema, numa experiência coletiva de cerca de 120 minutos, mas na tela pessoal de cada espectador

Foto: Netflix/divulgação

‘Cem Anos de Solidão’ é experiência grandiosa. Mas é melhor do que o livro? Veja perdas e ganhos

Leia análise completa

Reportagem

Wilson Alves-Bezerra

Produção

Julia Queiroz

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