Foto: Fabio Motta/Estadão
Banco Central informou que brasileiros ainda têm R$ 8,7 bilhões esquecidos em contas de instituições financeiras
Foto: ITACI BATISTA/AE
O prazo para solicitar o “dinheiro esquecido” pelo Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central acabou em outubro do ano passado. No entanto, até um edital ser publicado com as novas regras para o saque, o dinheiro pode ainda ser sacado pelo sistema. Ou seja: se você consultar o SVR e encontrar saldo lá, ainda é possível reaver o dinheiro.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
As informações para requerer o dinheiro estarão em edital que ainda será publicado pelo Ministério da Fazenda. A partir da publicação do edital, o interessado terá 30 dias para contestar o recolhimento dos recursos. Nesse caso, é necessário acionar as instituições financeiras para reaver o dinheiro.
Foto: Washington Costa/MF
Após esse período, pessoas e empresas ainda terão seis meses para requerer judicialmente o reconhecimento do direito aos valores, prazo que também se inicia após a publicação do edital pelo Ministério. Depois disso, os valores serão recolhidos pela União.
Foto: iStock
Ainda é possível consultar e solicitar o saque dos valores esquecidos pelo site oficial do Sistema de Valores a Receber. Ao abrir a página, o usuário deve clicar em “Consulte valores a receber”, preencher os campos com os dados, clicar em “Consultar” e conferir a existência de valores esquecidos.
Foto: J.f.diorio/Estadão
Após a consulta mostrar que há valores a receber, o cidadão deverá clicar em “Acessar o SVR” e, se não houver fila de espera, ele será direcionado para a página de login gov.br, que precisa ser de nível prata ou ouro. Depois, deverá preencher as informações solicitadas para concluir o pedido.
Foto: Envato
Quer saber mais sobre os valores esquecidos?
Jessica Brasil