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Agência anunciou novas medidas contra as chamadas abusivas neste ano
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São ligações de disparo em massa que oferecem a venda de produtos e serviços. Regras para controlar esses contatos começaram a ser implementadas pela Anatel a partir de 2019, com a criação do Não me Perturbe, serviço que permite bloquear as chamadas de empresas participantes.
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A Anatel define um limite de chamadas curtas em 85% do total para a empresa que efetuar mais de 100 mil ligações por dia, assim como o bloqueio de chamadas por 15 dias para quem ultrapassar os limites da agência. Chamadas que entrem direto na caixa postal também são consideradas abusivas.
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Neste ano, a Anatel atualizou o que considera chamadas curtas, que passou de 3 segundos para 6 segundos. A agência disse que as empresas, no intuito de contornar as regras para chamadas curtas, estavam alongando o prazo para 4 a 6 segundos.
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As prestadoras de serviços de telefonia devem acompanhar o tráfego de empresas que originam ao menos 100 mil chamadas em um único dia e informar à Anatel caso identifiquem indícios de geração de tráfego artificial ou de utilização de mecanismo para burlar os bloqueios de chamadas abusivas.
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Já obrigatório para empresas de telemarketing ativo, agora o prefixo 0303 também deverá ser usado em chamadas para doações e cobranças.
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Se as empresas não se enquadrarem nas regras, podem ser multadas em até R$ 50 milhões, dependendo se são reincidentes e da gravidade dos casos.
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Quer saber mais sobre as regras da Anatel para chamadas abusivas?
Clayton Freitas