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VIAGENS DE FIM DE ANO

Teve problemas na hospedagem da viagem? Veja os seus direitos

Nas viagens de fim de ano, problemas nas hospedagens não são raros. Quais são os direitos do consumidor nesses momentos? Veja algumas respostas a seguir.

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Quais os direitos ao cancelar uma reserva?

Em até 7 dias após a confirmação da reserva, o consumidor pode cancelar a hospedagem e reaver os valores pagos, desde que a reserva tenha sido feita fora do estabelecimento, explica Carolina Vesentini, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

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Confira a política de cancelamento do hotel

É importante conferir a política de cancelamento de cada hotel. É nesse documento que devem estar especificadas de forma clara as regras de cancelamento, além dos direitos e deveres do hotel e do consumidor.

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O hotel tem responsabilidade no caso de furtos?

Independentemente da existência de culpa, a hospedagem responde pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços. Por isso, nesse caso de roubos ou furtos, a responsabilidade é do hotel, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

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Até quando posso cancelar uma reserva?

O consumidor tem sete dias para se arrepender e cancelar a hospedagem para reaver os valores pagos integralmente. Fora desse prazo, o cancelamento da reserva depende da Política de Cancelamento de cada hospedagem.

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Meu hotel alega overbooking. O que fazer?

O overbooking ocorre quando o hotel vende mais reservas do que pode comportar. Nesse caso, o hóspede tem direito de ser realocado em outro hotel de qualidade igual ou superior, e o hotel ou site de reservas é responsável por arcar com todos os custos de transporte e eventuais diferenças, explica a advogada.

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E no caso de cancelamento inesperado pelo hotel?

O viajante que teve a sua reserva cancelada, sem aviso, tem direito ao ressarcimento dos valores pagos. Dependendo do caso, o viajante pode ter direito à indenização por danos morais ou materiais.

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Quais os direitos em relação às condições da acomodação?

Os consumidores tem direito a informações claras sobre as condições da reserva, diz a especialista. Além disso, a acomodação deve ser segura, limpa e condizente com o que foi anunciado.

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Quer saber mais sobre os direitos do hóspede?

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Reportagem

Jessica Brasil

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