Foto: Estadão
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço protege o trabalhador demitido sem justa causa; todo o mês, o empregador deposita 8% do salário no fundo, que é uma conta vinculada ao contrato de trabalho
Foto: ESTADÃO CONTEÚDO / ESTADÃO CONTEÚDO
Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal (CLT). Também têm direito os trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - 18/7/2019
Para verificar o saldo, o trabalhador deve consultar o extrato do fundo no aplicativo FGTS, da Caixa Econômica Federal, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Após baixar o aplicativo, o trabalhador deve entrar com suas credenciais da Caixa. Assim que logar, é possível o saldo total tocando em “Toque para exibir o saldo”. Logo abaixo há o Resumo do seu FGTS, onde é possível ver o saldo da última conta movimentada. Abaixo, é possível clicar em “Confira todas as suas contas do FGTS”.
Foto: J.f.diorio/Estadão
O saque só é possível nos casos previstos em lei, como é o caso do saque-aniversário, compra de imóvel, desastres naturais, doenças graves, aposentadoria, e a partir dos 70 anos.
Foto: Fabio Motta/Estadão
Saque-aniversário do FGTS está disponível para nascidos em outubro. Saiba quem tem direito
Jessica Brasil