Foto: Divulgação/ Abradee
Energia elétrica vai ficar mais cara no mês de julho com a bandeira tarifária amarela; veja dicas para reduzir a conta
Foto: Freepik
A economista e professora de MBAs da FGV, Carla Beni, destaca que o controle de tempo do uso de chuveiros elétricos, ferro de passar e máquina de lavar roupa são essenciais para contornar a alta tarifa.
Foto: Jo_Johnston/Pixabay
“Evite chuveiro muito quente, assim como secador de cabelo e ventilador em velocidade máxima. Opte pela moderada ou baixa”, recomenda a economista.
Foto: Arno
Beni também orienta que as pessoas evitem passar peças que não têm necessidade, como toalha de banho e pano de prato. Segundo a Enel, ferros elétricos podem ser responsáveis por 7% da fatura. O uso de secadora também deve ser evitado.
Foto: Marcello Casal Jr/MARCELLO CASAL JR
José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da USP, afirma que o ideal é ter em casa equipamentos que têm a etiqueta A do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), pois são os mais eficientes, ou seja, consomem menos energia.
Foto: ESTADAO CONTEUDO / ESTADAO CONTEUDO
As lâmpadas mais eficientes são as lâmpadas LED. “Elas podem fornecer o mesmo nível de iluminamento que outros tipos de lâmpadas (fluorescentes compactas ou tubulares, incandescentes, etc.) gastando bem menos energia elétrica”, diz o professor.
Foto: Werther
Quer saber mais sobre como reduzir a conta de luz?
Katharina Cruz
Jessica Brasil