Foto: ESTADÃO CONTEÚDO / ESTADÃO CONTEÚDO
Número de Identificação Social (NIS) é usado para consultar se você tem direito ao pagamento dos valores esquecidos
Foto: JF Diorio/Estadão
O pagamento dos valores esquecidos no antigo fundo PIS/Pasep começam nesta sexta-feira, 28. A ordem de pagamento obedece à data de entrada do pedido: nesta sexta, por exemplo, começam a receber aqueles que entraram com pedido até o dia 28 de fevereiro.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Segundo o Ministério da Fazenda, 10,5 milhões brasileiros têm direito a receber R$ 26 bilhões. Têm direito aos valores trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988 ou seus herdeiros.
Foto: Fábio Motta/Estadão
As consultas e requerimentos dos valores agora podem ser realizados online pelo Sistema de Ressarcimento de Valores do Extinto Fundo PIS/Pasep (Repis Cidadão). O sistema do Repis Cidadão pedirá que você preencha o número do NIS para fazer a consulta.
Foto: JF Diorio/Estadão
O Número de Identificação Social (NIS) é uma sequência de 11 dígitos atribuída aos cidadãos, que permite identificar o trabalhador e também o beneficiário de programas sociais.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O número identifica o trabalhador no recolhimento do FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e aposentadoria, e também o beneficiário no pagamento de benefícios como o Bolsa Família. No momento em que o cidadão passa a ter um vínculo empregatício, a inscrição NIS é cadastrada no Programa de Integração Social, tornando-se uma inscrição PIS - o número permanece o mesmo.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
É possível consultar o número do NIS na carteira de trabalho física ou no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Também está disponível para consulta na Caixa, no Meu INSS, no Cartão Cidadão, no Bolsa Família e no extrato do FGTS.
Foto: JF Diorio/Estadão
Quer saber mais sobre o dinheiro esquecido no antigo fundo PIS/Pasep e descobrir onde sacar os valores?
Redação