Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Entenda o que levou os norte-americanos a quase dobrarem o volume de ovos comprados do Brasil em fevereiro na comparação anual
Foto: Wilton Júnior/ Estadão
O Brasil produziu 52,4 bilhões de ovos em 2023 (dados mais recentes), segundo a ABPA, uma associação do setor, e é o 5º maior produtor do mundo. Cada brasileiro consome 242 ovos por ano. Em fevereiro, os EUA aumentaram muito o volume de ovos importados do Brasil.
Foto: Felipe Rau/AE
As exportações de ovos do Brasil para os Estados Unidos em fevereiro deste ano, último dado disponível, aumentaram 93,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação a janeiro deste ano, a alta foi de 128,6%, ou seja, o volume mais que dobrou na comparação mensal.
Foto: AE / AE
O motivo para os EUA estarem comprando tantos ovos do Brasil é a gripe aviária, que já levou à morte 166 milhões de aves comerciais no país desde 2022, número que vem aumentando nos últimos meses.
Foto: Centro de controle de enfermidades/Divulgação
Trata-se de uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e selvagens. Embora seja possível, raramente pode infectar humanos, através do contato com aves infectadas. Os níveis de letalidade para aves são altos, em cerca de 50%.
Foto: Washington Alves/Estadão
Com a mortandade de aves poedeiras, a produção de ovos nos EUA despencou e o preço disparou. Com isso, o país se viu obrigado a aumentar a importação da proteína.
Foto: null
Houve alta de 20% no preço do ovo no Brasil, mesmo em regiões produtoras. A justificativa está relacionada a elevada demanda devido à quaresma – quando católicos costumam evitar o consumo da carne vermelha –, segundo a ABPA. A associação descarta relação com aumento da exportação.
Foto: Washington Alves/Estadão
Quer saber mais sobre o motivo de os EUA aumentarem a importação de ovos do Brasil?
Redação