Foto: EFE / EFE

Setor automobilístico

Como as inovações da Fórmula 1 chegam aos carros que estão nas ruas das cidades

Corridas de F1 são, há muito tempo, um campo de testes para a tecnologia que mais tarde aparece nos carros dos consumidores

Foto: EFE / EFE

Das pistas para as ruas

Os engenheiros da F1 sempre aceleram as inovações para o setor automobilístico. Até mesmo algo tão simples como o espelho retrovisor aparafusado pode ser rastreado até o Marmon Wasp de Ray Harroun, vencedor da corrida nas primeiras 500 milhas de Indianápolis em 1911.

Foto: EFE / EFE

Inovação

Com grandes orçamentos e regras que permitem a experimentação, as equipes de F1 atraem engenheiros inovadores que dedicam seu tempo ao desenvolvimento do desempenho, impactando o futuro do setor de transportes.

Foto: Nissan/Divulgação

Paddle shifters

Os paddle shifters, as pequenas alavancas de puxar diretamente atrás do volante que podem ser usadas para mudar as marchas em carros com transmissões automáticas - ou ajustar a frenagem regenerativa em vários carros elétricos, agora podem ser encontrados em qualquer carro.

Foto: BMW

Fibra de carbono

Após o sucesso do MP4/1 nas pistas de corrida, a McLaren continuou a usar carbono em seus carros de corrida e, por fim, desenvolveu um carro de consumo usando a tecnologia, o apropriadamente chamado McLaren F1, em 1995. Outros automóveis logo o seguiram, como o BMW i3.

Foto: EFE / EFE

Hibridização

Aqui, houve o caminho inverso: os motores híbridos - um motor elétrico acoplado a um motor a gasolina para maximizar a eficiência do combustível - foram colocados primeiro nos carros de consumo. As corridas de F1 adotaram a tecnologia mais tarde pela sua eficiência.

Foto: EFE / EFE

Sistema eletro-hidráulico

Em 1989, Nigel Mansell venceu o Grande Prêmio do Brasil correndo em um F1-89, equipado com o primeiro câmbio eletro-hidráulico no volante. Dez anos depois, o primeiro carro de consumo com a tecnologia estreou no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1997. Era o F355 F1 Berlinetta da Ferrari.

Foto: EFE / EFE

Kers

Os engenheiros da F1 foram pioneiros na recuperação de energia da frenagem e do calor do motor para aumentar eletronicamente a potência, um conceito agora disponível em alguns carros de consumo. O desenvolvimento do Kers (Sistema de Recuperação de Energia Cinética), que se baseia na frenagem regenerativa, começou na Fórmula 1.

Foto: EFE / EFE

Quer saber mais sobre como as tecnologias dos carros da F1 impactam todo o setor automobilístico?

Acesse a reportagem

Reportagem

Elana Scherr (The Washington Post)