Foto: Nilton Fukuda/Estadão
Mensagem que ‘pretende’ confirmar uma compra de alto valor acaba levando a perda financeira. Veja a seguir como funciona e como se proteger
Foto: Tiago Rêgo/AgÊncia Brasil
Em uma ligação ou mensagem de texto, golpistas pedem que o cliente de um banco confirme uma compra. A vítima suspeita da transação, que normalmente é apresentada pelos criminosos como sendo de alto valor. Assim, a vítima é levada a pedir para ser redirecionada para um falso atendente do banco.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Tanto a compra como a central de atendimento são falsas. O golpista diz que a transação está em análise e que por isso ainda não aparece na fatura. A vítima é induzida a fornecer informações como senhas e números de cartões, ou a depositar valores para o golpista a fim de evitar a suposta fraude.
Foto: Nilton Fukuda/Estadão
É importante sempre desconfiar de contatos que aparentam ser de instituições financeiras. Ao receber uma ligação, desligue e entre em contato com o número oficial da instituição ou com seu gerente. Só siga instruções por meios oficiais. A mesma postura deve ser adotada no caso de mensagens.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Golpistas vão tentar impressionar a vítima para que ela aja por impulso, temendo uma suposta compra de alto valor em seu nome. É importante manter a calma e não seguir as instruções sem verificar a origem verdadeira do contato.
Foto: Tiago Rego/Agência Brasil
Saiba mais sobre como funciona o golpe
Jessica Brasil