Foto: Amazon/Divulgação
Anatel combate dispositivos do tipo TV Box piratas; saiba mais sobre o assunto
Foto: Polícia Civil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) combate aparelhos clandestinos do tipo TV Box, popularmente conhecidos como “gatonet”. Mas qual a diferença entre uma TV Box pirata e uma legalizada?
Foto: Divulgação/Apple
O aparelho conhecido como TV Box ou “caixinha de TV” é usado para possibilitar que aparelhos televisores comuns tenham, além de sinal de TV e TV por assinatura, acesso também à internet e aos aplicativos de streaming. Esses aparelhos do tipo TV Box precisam ser homologados pela Anatel. Os aparelhos conhecidos como TV Box podem ser do tipo dongle/stick ou do tipo set-top box.
Foto: PAGOS / PAGOS
Não. Os aparelhos do tipo TV Box precisam ser homologados pela Anatel. Aqueles que não possuem a autorização da Agência são considerados piratas.
Foto: Rafael de Matos Carvalho ( rmcar
A Anatel criou uma lista com as marcas e os modelos regulamentados no Brasil, disponível em seu site oficial. O dispositivo legalizado possui o selo de homologação com um número que pode ser consultado nas bases de dados da agência, como o sistema Mosaico.
Foto: Claro TV/Divulgação
IPTV é a sigla de Internet Protocol Television, um serviço que fornece transmissão de televisão via internet. Alguns serviços funcionam através de assinatura, como Claro TV+ ou Vivo Play App. Além das opções legalizadas, há também os serviços piratas, que transmitem ilegalmente sinais de TV fechada ou conteúdos de streaming.
Foto: Fire TV/Amazon
Os aparelhos conhecidos como TV Box podem ser do tipo dongle/stick ou do tipo set-top box. Os dongles ou sticks são dispositivos geralmente menores e que podem se assemelhar na aparência aos conhecidos pen drives. Eles são conectados à TV e ficam “pendurados”, escondidos atrás do aparelho.
Foto: David Paul Morris/Bloomberg photo/Washington Post
Set-top box, como indica o nome, é um dispositivo que se assemelha mais na aparência a uma “caixinha”, que costuma precisar ficar sobre uma superfície, próxima à TV. A instalação geralmente envolve o cabo HDMI e uma fonte de alimentação.
Foto: Divulgação
Quer saber mais sobre o tema?
Redação Estadão