Foto: Sylvain Robin/Adobe Stock
CEO do Les Mousquetaires seguiu iniciativa do concorrente Carrefour e endossou boicote às carnes oriundas da América do Sul em suas redes de supermercados Intermarché e Netto
Foto: Creative Commons
O Les Mousquetaires (ou Os Mosqueteiros, em português) é um grupo varejista francês fundado por Jean-Pierre Le Roch em 1969, com o apoio de 92 outros empresários independentes. Le Roch (foto) morreu em 2006.
Foto: Wikimedia Commons
O conglomerado tem sete empresas e é um dos maiores distribuidores varejistas da Europa, atuando na França, Bélgica, Polônia e Portugal.
Foto: Intermarché/Instagram/Reprodução
Thierry Cotillard, CEO do Les Mousquetaires, seguiu a iniciativa do seu concorrente Carrefour, e endossou o boicote às carnes oriundas da América do Sul em suas redes de supermercados Intermarché e Netto.
Foto: Niels Andreas/AE
Cotillard justificou a medida citando soberania alimentar e apoio aos agricultores franceses, em resposta ao acordo comercial União Europeia-Mercosul. Agricultores franceses se manifestam contra o acordo, alegando que ele permitiria aumento das importações agrícolas sul-americanas produzidas sob padrões ambientais menos rigorosos.
Foto: Nelson Toledo/Carrefour/Divulgacao
Na última quarta-feira, 20, o CEO mundial do Carrefour, Alexandre Bompard, afirmou, em comunicado nas suas redes sociais, que a varejista se compromete a não vender carnes do Mercosul - a medida vale para as unidades da rede na França, enquanto no Brasil “nada muda nas operações”.
Foto: Joédson Alves/Joédson Alves/Agência Brasil
Falando sobre o Carrefour, o ministro da Agricultura brasileiro, Carlos Fávaro (foto), endossou o posicionamento de entidades do setor produtivo e da indústria brasileira de carnes, que sugeriram o não fornecimento de carnes ao Carrefour também no Brasil. “Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros”, disse.
Foto: Wilton Junior/ Estadão
Na quinta-feira, 21, seis entidades do agronegócio se manifestaram repudiando a decisão do Carrefour, afirmando que “as entidades assinadas consideram que, se não serve para abastecer o Carrefour no mercado francês, não serve para abastecer o Carrefour em nenhum outro país”.
Foto: Embrapa
Quer saber mais?
Ana Ritti (Broadcast) e Isadora Duarte (Broadcast)