Foto: div
Feitas pela Casa da Moeda, as moedas foram destinadas a colecionadores e algumas valem milhares de reais
Foto: Divulgação/Casa da Moeda D
Chamadas tecnicamente de medalhas pela Casa da Moeda do Brasil, por não terem valores de face, as peças estão ligadas a eventos históricos,culturais, personalidades esportivas, sentimentos e signos. Confira a seguir algumas delas.
Foto: Casa da Moeda
Foram lançadas 150 delas em 2015 pelos 120 anos do clube. Vasco e São Paulo, o boxeador Eder Jofre e atletas olímpicos também já foram homenageados.
Foto: Casa da Moeda do Brasil
Além da medalha em formato de coração, nascimento de bebê e doação de sangue também estão na lista dos momentos especiais. Só 300 foram criadas em 2017.
Foto: Casa da Moeda do Brasil
Lançada em 2023 pelos 150 anos do pai da aviação. Só 150 exemplares foram cunhados. Outras figuras históricas retratadas foram Dom Pedro I, D.Leopoldina e Anita Garibaldi.
Foto: Casa da Moeda do Brasil
O Santo Guerreiro e padroeiro do Corinthians estampou 200 exemplares, em 2017. Visita do Papa e encontro de imagem de Nossa Senhora Aparecida também viraram medalhas.
Foto: Casa da Moeda do Brasil
Medalha foi criada em 2017 para homenagear os 100 anos de Abelardo Barbosa, famoso pelo bordão “Alô, alô, Therezinha”. Só 450 foram cunhadas.
Foto: Casa da Moeda do Brasil
Em 2019, só 100 exemplares foram feitos para lembrar os 30 anos da queda do muro de Berlim. Outras medalhas históricas incluem Tratado de Versalhes e os 200 anos da Independência .
Foto: Casa da Moeda do Brasil
As 150 moedas foram criadas em 2016 pelo contenário do ritmo. Rock in Rio, Carnaval, bumba meu boi, festas juninas e de peão já foram homenageados.
Foto: Casa da Moeda do Brasil
No site da Casa da Moeda do Brasil, o valor da moeda é de R$ 4.200. Foram feitas apenas 100. A empresa também produziu as de platina, que custam R$ 2.233.
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Saiba mais sobre a implementação do Plano Real
Clayton Freitas