Foto: CarlosBarquero - stock.adobe.com
Grupo que engloba jovens com idade entre 14 e 29 anos tem por características forte ligação com tecnologia e preocupação com pautas sociais e meio ambiente
Foto: Geber86 - stock.adobe.com
A geração Z é definida como o grupo de nascidos entre os anos de 1995 e 2010 - um período aproximado, pois não há consenso sobre quando termina uma geração e começa outra. Esses jovens são conhecidos por serem conectados desde cedo, já que cresceram em um mundo digital.
Foto: Viktor - stock.adobe.com
A forte relação com a tecnologia e o compartilhamento contínuo de vários aspectos de suas vidas nas redes sociais são algumas características apontadas por especialistas nos jovens da geração Z.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
A geração Z também é conhecida por suas preocupações com o meio ambiente e com assuntos relacionados a bem-estar e saúde mental. Especialistas ainda apontam a importância de pautas sociais, como feminismo, racismo e questões da comunidade LGBTQIA+, para essa geração.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Segundo os especialistas, os valores são muito importantes para a geração Z, tanto no consumo quanto na carreira. Esses jovens são os mais críticos em relação ao “marketing de causa” e cobram que as empresas tomem ação nas questões socioambientais para ajudar a melhorar o mundo.
Foto: Alessandro Biascioli - stock.adobe.com
Ao chegar ao mercado de trabalho, a geração Z traz mudanças em relação a gerações passadas. Eles costumam priorizar mais qualidade de vida e flexibilidade do que status e levam também ao trabalho suas preocupações com pautas socioambientais.
Foto: Alessandro Biascioli - stock.ado
Algumas situações surpreendem os empregadores em relação à gen Z, como quando os jovens levam os pais para participar de entrevistas de emprego. Especialistas dizem que isso pode ser reflexo da ligação com a tecnologia, que gera uma maior dificuldade na interação com as pessoas.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Esses jovens também têm sido alvo de críticas no trabalho: por roupas inadequadas, dificuldade em cumprir horários, falta de habilidades de comunicação e dificuldade com computador (por acessarem mais os celulares e não estarem habituados aos programas usados nas empresas).
Foto: Seventyfour - stock.adobe.com
Apesar dos desafios, especialistas também afirmam que os jovens da geração Z aprendem rápido e contribuem para a diversidade etária, gerando criatividade e inovação. O recomendado é unir o melhor oferecido por cada geração em equipes que trabalham em conjunto.
Foto: CarlosBarquero - stock.adobe.com
Quer saber mais?
Redação
Heloísa Scognamiglio