Foto: Nilton Fukuda/Estadão

CRIME

‘Sua agência bancária está sendo investigada’: ligação pode ser golpe; entenda

Em um novo tipo de golpe, criminosos usam até boletim de ocorrência falso para convencer a vítima a transferir dinheiro

Foto: Tiago Rêgo/AgÊncia Brasil

Como funciona o golpe?

Na ligação, golpista orienta a vítima de que, enquanto durar a suposta investigação do seu banco ou gerente, ela deve transferir os recursos de sua conta para determinados favorecidos. Os criminosos podem até enviar um boletim de ocorrência falso para convencer a vítima.

Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

Engenharia social

Apesar de o golpe ser novo, as técnicas são antigas. De acordo com a Febraban, os golpistas utilizam técnicas da engenharia social, que consiste na manipulação psicológica da vítima para que ela forneça informações pessoais e financeiras, ou seja induzida a fazer transações.

Foto: Tiago Rego/Agência Brasil

Recebi a ligação. O que faço?

“Os bancos, entidades ou autoridades policiais nunca pedem que clientes façam transações bancárias. Se receber este tipo de contato, encerre-o na hora. Se tiver dúvidas sobre sua agência, esclareça qualquer informação fora do normal nos canais oficiais do banco”, diz José Gomes, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Foto: Google Street View

Caí no golpe: o que devo fazer?

Caso tenha sido vítima desse golpe, a orientação da Febraban é notificar imediatamente o seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do aplicativo e da senha de acesso. É necessário também fazer um boletim de ocorrência.

Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Quer saber mais sobre o golpe?

Acesse a reportagem

Reportagem

Jessica Brasil

Veja mais webstories