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Criminosos tentar convencer vítimas a transferirem recursos do banco que supostamente estaria sob investigação
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Em uma ligação, o golpista alega que o banco ou agência da vítima está sob investigação e, por isso, ela deve transferir os recursos de sua conta para determinados favorecidos. Os criminosos podem até enviar um boletim de ocorrência falso para convencer a vítima, alerta a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
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Bancos ou autoridades policiais nunca pedem que clientes façam transações bancárias. “Se receber este tipo de contato, encerre-o na hora. Se tiver dúvidas sobre sua agência, esclareça qualquer informação fora do normal nos canais oficiais do banco”, diz José Gomes, da Febraban.
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Gomes destaca que bancos também não solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, números de cartão, pagamentos ou estornos de transações por telefone. Por isso, não se deve fornecer dados pessoais ou bancários a ninguém por telefone.
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Caso tenha sido vítima desse golpe, a orientação da Febraban é notificar imediatamente o seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do aplicativo e da senha de acesso. É necessário também fazer um boletim de ocorrência na polícia.
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Quer saber mais sobre o golpe e como se proteger?
Jessica Brasil