Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Número de Identificação Social (NIS) é uma inscrição da Caixa Econômica atribuída aos cidadãos que permite a identificação do trabalhador, do cidadão brasileiro beneficiário de Programas Sociais, e do cidadão que se enquadra nas condições estabelecidas pelas políticas públicas
Foto: Rafael Zart/ASCOM/MDSA
Para os trabalhadores, o número será utilizado para identificá-lo no recolhimento e recebimento do FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e para a aposentadoria. Para os demais, o número é utilizado para realizar o pagamento de benefícios, como o Bolsa Família, ou emissão de documentos como a Carteira de Trabalho.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
O cadastramento é sempre feito por um agente, seja empresa, prefeitura ou órgão de governo. Porém, para manutenção do cadastro, o próprio inscrito deve procurar a Caixa Econômica Federal se precisar atualizar seus dados cadastrais.
Foto: ADRIANA TOFFETTI/A7 PRESS
O NIS é atribuído apenas para fins de identificação aos cidadãos que tenham ou possam vir a ter direito a benefícios sociais. No momento em que o cidadão passa a ter um vínculo empregatício, a inscrição NIS é cadastrada no Programa de Integração Social, tornando-se uma inscrição PIS - o número de identificação permanece o mesmo.
Foto: ESTADÃO CONTEÚDO / ESTADÃO CONTEÚDO
O NIS pode ser conferido na carteira de trabalho física ou digital. É possível também consultar o número na Caixa, no Meu INSS, no Cartão Cidadão, no Bolsa Família e no extrato do FGTS.
Foto: Bianca Andrade/Acervo Pessoal
Quer ler mais notícias sobre emprego e trabalho?
Redação