Foto: Nilton Fukuda/Estadão
Projeto atingiu assinaturas necessárias para ser protocolado; confira detalhes da proposta
Foto: Tiago Queiroz
A jornada atual é de até 44 horas semanais, em seis dias de trabalho por um de folga. Modelo é muito adotado no comércio.
Foto: Isabella Finholdt/Estadao
Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê a redução para 36 horas de trabalho, sem alteração de salário, com limite de até 8 horas diárias. Na prática, criaria a jornada de 4x3 (quatro dias de trabalho por três de folga).
Foto: Rick Azevedo via Instagram/Reprodução
É do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), do tiktoker Rick Azevedo, que se elegeu vereador no Rio pelo PSOL, com essa bandeira. O debate da jornada de 4 dias já ocorre em todo o mundo há algum tempo.
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) encampou a ideia e a transformou em uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição).
Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO
Quem apoia diz ser necessário se adaptar às novas realidades do mercado, além de oferecer mais qualidade de vida aos trabalhadores.
Foto: Marcelo Camargo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Quem é contra aponta eventuais prejuízos motivos econômicos, com elevação do custo custo de mão de obra e perda na produtividade.
Foto: Wilton Junior
A PEC que prevê o fim da escala 6x1 atingiu o quórum de assinaturas necessário para começar a tramitar na Câmara dos Deputados.
Clayton Freitas