Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pagamentos

Pix por aproximação: veja o que já se sabe sobre a novidade

Segundo o BC, cliente não precisará mais entrar no aplicativo do banco para realizar os pagamentos, pois a nova a funcionalidade irá operar aos moldes das wallets, as carteiras digitais

Foto: Divulgação/Apple

Como funciona?

O Pix por aproximação é possível com a chamada jornada sem redirecionamento. Em resumo, a modalidade permite fazer pagamentos usando o Pix sem ter de abrir o aplicativo do banco ou digitar a senha. Funcionará aos moldes de um cartão de crédito cadastrado em um site de compras online.

Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Open Finance

O que torna a funcionalidade possível é o chamado Open Finance, infraestrutura que permite o compartilhamento voluntário das informações de cada cliente bancário entre as instituições financeiras.

Foto: Wilton Junior/Estadão

Quando vai começar?

Segundo o BC, em fevereiro de 2025, com testes em novembro de 2024. Porém, o Itaú, por exemplo, lançará a modalidade em outubro nas maquininhas da Rede. Já o Google anunciou a inclusão do Pix no Google Pay para clientes do C6 Bank e do PicPay. A Caixa deve lançar a modalidade até fevereiro de 2025.

Foto: Leo Souza/Estadão - 16/11/2020

Funciona em qualquer celular?

Nem todos, apenas nos que dispõe do NFC, uma tecnologia de comunicação sem fio que permite a transferência de dados de um dispositivo para outro, desde que estejam próximos. Para saber se o seu celular possui essa tecnologia, busque por NFC nas configurações do aparelho.

Foto: Sure Comunicação

Quer saber mais sobre mudanças e novidades do Pix?

Leia a reportagem

Reportagem

Katharina Cruz

Produção

Jessica Brasil

Veja mais Web Stories