Foto: Milton Michida/Agência Estado

Benefício

Salário-maternidade: o que é e quem pode receber? Veja como pedir

Entenda o que é o benefício, quem o concede e quem tem direito de receber, além de onde e como solicitar

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

O que é?

O salário-maternidade é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a mulheres que se afastam do trabalho em razão de parto, adoção, guarda judicial para fins de adoção ou até em casos de aborto espontâneo ou previstos em lei.

Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Quem tem direito ao salário-maternidade?

Têm direito ao benefício pessoas que, na data do parto, aborto ou adoção, forem: MEIs, desempregadas (com qualidade de segurada), empregadas domésticas, trabalhadoras com carteira assinada, contribuintes individuais, trabalhadoras avulsas ou seguradas facultativas.

Foto: Sergio Castro/Agência Estado

Qual a duração do benefício?

A duração do salário-maternidade depende do motivo que deu origem ao benefício. Nos casos de parto, adoção/guarda e natimorto, o benefício terá a duração de 120 dias. No caso de aborto espontâneo ou previstos em lei, a duração é de 14 dias.

Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Quantos meses devem ter sido trabalhados?

Contribuinte individual, facultativo e segurado especial: 10 meses. Segurado empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso em atividade: isento. Desempregados: necessário comprovar a qualidade de segurado do INSS (na perda da qualidade de segurado, deverá cumprir cinco meses).

Foto: JF Diorio/Estadão

Qual o valor do salário-maternidade?

Empregada ou trabalhadora avulsa: mesmo valor do salário ou média aritmética simples dos 6 últimos salários. Empregada doméstica: mesmo do último salário. Segurada especial: salário mínimo ou 1/12 avos da soma dos 12 últimos salários. Contribuinte individual, facultativo e desempregada: 1/12 avos da soma dos últimos 12 últimos salários de contribuição.

Foto: Werther Santana/Estadão

Onde pedir o benefício?

Pessoas com carteira assinada devem solicitar o benefício na empresa 28 dias antes do parto ou a partir do parto/ocorrência do aborto. Desempregadas e demais seguradas devem solicitar no INSS a partir do parto ou do aborto. Adotantes devem pedir no INSS a partir da adoção/guarda.

Foto: Sergio Castro/Agência Estado

Como pedir no INSS?

É possível acessar serviços do INSS no aplicativo/site Meu INSS, com login gov.br. É só clicar em “Novo Pedido” e digitar “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural”. Na lista, clique no nome do benefício, leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções. Outro canal oficial do INSS é a Central de Atendimento 135.

Foto: Milton Michida/Agência Estado

O INSS alertou que não usa intermediários para concessão de salário-maternidade e que o processo é gratuito. Quer saber mais?

Leia a reportagem

Produção

Jessica Brasil Skroch

Veja mais Web Stories