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Educação Executiva

Habilidades de lideranças bem-sucedidas, segundo renomada headhunter

Confira os conselhos de Fatima Zorzato, headhunter que entrevistou mais de mil CEOs e recrutou executivos dos maiores grupos empresariais do Brasil

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Três características de lideranças bem-sucedidas

1. Capacidade de visão e estratégia: o líder fala e faz a mesma coisa. Não ficam em cima do muro e sabem como se comportar em público, sem público, em momentos fáceis e nas situações de pressão.

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Três características de lideranças bem-sucedidas

2. Comportamento e transparência: age de acordo com o que diz, mantém a integridade tanto em público quanto em situações desafiadoras.

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Três características de lideranças bem-sucedidas

3. Alinhamento emocional: combina todas as softs skills, sabe se relacionar, tem empatia e adaptabilidade.

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O que líderes de sucesso têm em comum?

“A liderança precisa ter repertório de business para falar de estratégia e entender a execução para mobilizar pessoas. Por exemplo, existe líder que é muito bom para acionista, mas quando olha para baixo a empresa está pegando fogo. O bom líder tem que ser 360º.”

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Resiliência como fator predominante

Para Fatima Zorzato, o nível de resiliência de lideranças importa. “A resiliência é para alegria, tristeza, para passar por relações difíceis, por turbulências no negócio e na economia”, afirma.

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Curiosidade como habilidade?

Líderes que consomem conteúdos diversos possuem um nível de curiosidade maior que as demais pessoas, diz Zorzato. “Esses líderes perguntam: “me conta de você”. Não é só para saber do outro, é para ouvir e aprender com a outra pessoa.” A curiosidade é um dos itens avaliados em assessment (diagnóstico para avaliar comportamento e desempenho do profissional).

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Armadilha da liderança

“O que mata o executivo é o ego. Quando o líder entra na empresa, o ego entra antes dele. Ele não consegue se relacionar e ouvir”, alerta Fatima Zorzato.

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É possível aprender a controlar o ego com educação executiva?

“Não dá para ensinar, mas se a liderança lê coisas que falam que o ego é um problema e começa a aumentar os feedbacks, ela pode notar que a escuta ativa é importante. Escuta ativa significa não falar e não ter que ser a última voz.”

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Como melhorar a forma de liderar

Escolha pessoas para conversar quando tiver dúvida ou para dividir uma ideia. Tenham mentores para falar pelo menos uma vez por ano. “Essas coisas ajudam a aumentar a autoavaliação. As chances de quererem trabalhar com você é maior se for uma pessoa mais leve e feliz.”

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Saiba os detalhes das principais habilidades de lideranças bem-sucedidas na entrevista com Fatima Zorzato!

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Texto e reportagem

Jayanne Rodrigues

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