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Estadão buscou respostas para as principais dúvidas em relação a reservas de hospedagem, com a colaboração da advogada Carolina Vesentini, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
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O Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que, se a reserva foi feita por internet ou telefone, é possível cancelar em até 7 dias depois de confirmada, com devolução integral do valor pago. Fora desse prazo, é preciso conferir a Política de Cancelamento de cada hospedagem, que pode estipular tarifas reembolsáveis ou não reembolsáveis.
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Uma multa só poderá ser aplicada em caso de cancelamento de reserva pelo consumidor se as devidas observações referentes à cobrança constarem do contrato de prestação de serviços. O consumidor também precisa ser previamente advertido.
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A hospedagem responde pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços. Por isso, em caso de roubos ou furtos, a responsabilidade é do hotel, que deve garantir a integridade dos pertences deixados pelos consumidores em suas dependências.
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Se o hotel vendeu mais reservas do que pode comportar, o hóspede terá direito de ser realocado em outro local de qualidade igual ou superior - o hotel deverá arcar com todos os custos de transporte e diferenças de diárias. Em contratações por site de reservas, se o hotel não resolver, o site deverá ser contatado para oferecer novas acomodações sem custos extras.
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Caso nem o hotel nem o site de reservas resolvam o problema, o consumidor deve procurar outra acomodação e guardar todos os comprovantes de despesas e diárias. Não sendo encontrado outro hotel na mesma faixa de preço, a diferença nos valores das diárias poderá ser cobrada dos fornecedores em ação judicial.
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O viajante que teve sua reserva cancelada sem aviso tem direito a receber integralmente o valor que já pagou. Dependendo, ele pode ter direito à indenização por danos morais ou materiais, caso o cancelamento tenha causado problemas.
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Os consumidores têm direito a informações claras sobre as condições da reserva. Além disso, a acomodação deve ser segura, limpa e condizente com o que foi anunciado.
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Se o quarto não condiz com o anúncio, o cliente pode cancelar a reserva sem custo e procurar outro hotel - ele deverá ser ressarcido pela reserva não utilizada e por gastos com o novo hotel. A orientação é tirar fotos das acomodações inadequadas e guardar todos os comprovantes de despesas para poder cobrar o ressarcimento.
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Jessica Brasil Skroch