Foto: FABIO MOTTA
Gustavo Pimenta, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da empresa, foi anunciado como novo CEO
Foto: Divulgação/Vale
Gustavo Pimenta, atual vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da companhia, foi escolhido para ser o novo CEO da Vale a partir de 1º de janeiro de 2025. Veja a seguir quem foram os presidentes anteriores da companhia, desde sua privatização em 1997.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Ele foi o responsável pela reestruturação da companhia após a privatização. O presidente anterior, Francisco José Schettino, pediu demissão em 1997, e, até 1999, a empresa foi gerida por um Conselho de Administração formado por oito integrantes - subordinados ao Conselho, estavam quatro diretores-presidentes.
Foto: Alex Silva/Estadão
Em seus dez anos de gestão, ele apostou em aquisições de minas e companhias no exterior. Foi no período de Agnelli que a empresa se tornou a maior produtora mundial de ferro.
Foto: André Dusek|Estadão
Funcionário de carreira do grupo, ele entrou no conglomerado em 1988 como diretor da Vale do Rio Doce Alumínio e ocupou diversos cargos. Ele priorizou a execução dos investimentos da empresa e o treinamento dos empregados.
Foto: FABIO MOTTA/ESTAD?O
Antes de chegar à Vale, ele havia chefiado empresas como a Duratex e a Klabin. Foi o responsável por liderar a reorganização societária do grupo, com a finalidade de alocar as ações em uma carteira de ações ordinárias voltadas para o Novo Mercado.
Foto: Vale
Foi eleito após dez anos de empresa, tempo em que ocupou cargos como o de diretor-executivo de logística. Uma de suas principais atuações foi a de lidar com a crise gerada pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que deixou 270 mortos.
Foto: Arthur Massao Felippe de Toledo/Vale
Quer saber mais sobre o novo indicado a CEO da Vale, Gustavo Pimenta?
Clayton Freitas