Foto: Alex Silva/Estadão
Programa oferecerá passagens por até R$ 200 para aposentados do INSS
Foto: Werther Santana/Estadão
O governo federal lançou nesta quarta-feira, 24, após quase um ano e meio de espera, o programa Voa Brasil, que oferecerá passagens por até R$ 200 para aposentados do INSS. Cerca de 23 milhões de pessoas cumprem os requisitos para participar do programa.
Foto: Felipe Rau/Estadão
O programa será iniciado com incertezas sobre o funcionamento e o real impacto. Entre as dúvidas, está a antecedência para a reserva de bilhetes.
Foto: Hélvio Romero/Estadão
O Voa Brasil foi pensado em formato que não depende de subsídio do governo, necessitando apenas de acordos com as empresas, que oferecerão as passagens que acabam não sendo vendidas. Toda a dinâmica de oferta depende de decisões das próprias companhias.
Foto: Werther Santana/Estadão
A fase inicial do Voa Brasil é destinada a todos os aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses, independentemente da faixa de renda.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
As passagens poderão ser pesquisadas pelo gov.br/voabrasil, site do governo. Pelo cadastro no site, o governo conseguirá filtrar se o interessado cumpre os requisitos. É preciso que a conta no gov.br seja classificada como prata ou ouro.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
A antecedência de oferta dependerá de variantes como destino e origem e a disponibilidade de voos das companhias. O pedido do governo é que sejam disponibilizados com a maior antecedência possível. Na prática, dependerá da estratégia de cada companhia.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Não há garantia. O bilhete de volta depende da oferta das companhias. Ou seja, é possível que o beneficiário tenha de comprar a passagem de retorno sem desconto.
Foto: Werther Santana/Estadao
Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano: ida e volta, só ida, ou só volta.
Foto: Alex Silva/Estadão
Quer saber mais sobre o Voa Brasil?
Luiz Araújo (Broadcast)