Foto: Marcio Fernandes/AE

Washington Olivetto

Morre Washington Olivetto; relembre propagandas históricas

O publicitário Washington Olivetto morreu aos 73 anos de idade neste domingo, 13. Ele esteve por trás de diversas propagandas icônicas da história da publicidade brasileira. Confira abaixo algumas que você provavelmente você já assistiu e vai se lembrar.

Foto: Reprodução de propaganda exibida na TV (1987)/Valisère

Meu Primeiro Sutiã (Valisère)

Uma jovem deslocada entre as colegas por não ter um sutiã chega em casa e se depara com um presente deixado em seu quarto. “O primeiro Valisère, a gente nunca esquece”, diz a locução do slogan enquanto a menina aparece mais confiante andando pela rua.

Foto: Reprodução de propaganda exibida na TV/Cofap

Corrida no Parque (Cofap)

O amortecedor Turbogas Cofap ficou conhecido graças a um comercial em que dois cachorros disputavam uma corrida em carrinho de rolimã. À época, algumas pessoas chegaram a apelidar os cães da raça Dachshund de ‘Cofapinho’.

Foto: Reprodução de propaganda exibida na TV/Bombril

Garoto da Bombril (Bombril)

A agência de Washington Olivetto também esteve por trás da idealização das propagandas de palha de aço que marcaram época, especialmente protagonizadas pelo ator Carlos Moreno, que conversava com o público mostrando produtos da Bombril em uma bancada. Popularizou o slogan “mil e uma utilidades”.

Foto: Reprodução de propaganda exibida na TV (1987)/Folha de S. Paulo

Hitler (Folha de S. Paulo)

Em 1987, o jornal ‘Folha de S. Paulo’ fez uma propaganda que mostrava uma imagem disforme preta e branca. Diversos feitos positivos sobre uma pessoa eram citados, enquanto a imagem de Hitler ia se formando. “É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”, encerrava o comercial.

Foto: Reprodução de propaganda exibida na TV/CNP

Homem com mais de 40 anos (CNP)

“Nenhum país pode se dar ao luxo de desperdiçar o potencial de seus homens mais experientes”, dizia o informe do Conselho Nacional de Propaganda enquanto fazia um apelo para que empregadores tirassem a “idade máxima” de seus anúncios de vagas de emprego. Na tela, eram exibidos diversos rostos de personalidades que fizeram sucesso em idade avançada, como Einstein e Gandhi.

Foto: Robson Fernandjes/AE

As propagandas de Washington Olivetto

Clique abaixo para conhecer mais sobre os detalhes e a origem destas e outras propagandas feitas pelas agências de Washington Olivetto.

Leia mais aqui.

Reportagem

André Carlos Zorzi

Produção

André Carlos Zorzi

Veja mais Web Stories