Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Educação

Atalho para o doutorado: como vai funcionar o novo modelo de pós da USP?

Alunos poderão migrar do mestrado para o doutorado depois de completar um ano de curso.

Foto: Taba Benedicto/Estadão

Novo formato

A USP vai iniciar um novo formato para seus mestrados e doutorados, com a expectativa de que as alterações ofereçam uma formação mais eficiente, interdisciplinar e estruturada.

Foto: Werther Santana/Estadão

Migração para o doutorado

A principal mudança é a possibilidade de o estudante optar por mudar do mestrado para o doutorado após um ano do curso. E a entrada, no caso, será exclusivamente pelo mestrado.

Foto: João Bittar/MEC

Primeiro ano

Nestes primeiros 12 meses da pós, o aluno frequentará disciplinas da matriz curricular, formativas e interdisciplinares, além de construir um projeto de pesquisa e identificar um orientador.

Foto: Jonne Roriz/ Estadão

Alternativas

Ao fim desta etapa, o estudante fará a qualificação para avaliar o projeto de pesquisa. Se aprovado, poderá seguir no mestrado e concluí-lo em mais um ano, ou converter para o doutorado, que deverá ser feito em até quatro anos.

Foto: Taba Benedicto/ Estadão

Início

Os programas devem começar a seleção de candidatos no novo modelo já a partir do segundo semestre deste ano.

Foto: Tiago Queiroz

Seleção

Mas não são todos os cursos que funcionarão nas novas diretrizes. Os programas interessados em aderir ao modelo têm até 5 de maio para se inscreverem no Programa de Aperfeiçoamento da Pós-Graduação da USP - 45 serão selecionados.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Bolsas

A Capes disponibilizará 90 bolsas de doutorado para os programas selecionados pelo edital, respeitando o mínimo de uma bolsa por programa. Esses auxílios serão implementados após a aprovação do estudante no Exame de Qualificação.

Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO

Veja mais informações sobre a universidade

Veja mais Web Stories

Produção

Caio Possati