Foto: Divulgação

Educação

Enem 2024: 6 temas que podem cair na redação

Essa parte da prova pode receber peso maior no Sisu para entrada em alguns cursos de universidades públicas. Os temas têm ligação com debates atuais e problemas que têm afetado os brasileiros nos últimos tempos.

Foto: NYT / NYT

Atenção às notícias

A professora e coordenadora de Língua Portuguesa da Escola Bilíngue Pueri Domus, Danielle Capriolli, reforça a importância de estar atento às notícias do Brasil e do mundo para ter repertório. Ela selecionou seis assuntos que podem ser tema da prova

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/AgeNcia Brasil

Migração climática: impacto na mobilidade humana

O aumento de eventos climáticos extremos no Brasil e no mundo forçando populações a migrarem para áreas mais seguras. No Brasil, desastres naturais - como as enchentes no Rio Grande do Sul e as queimadas na Amazônia, Pantanal e até mesmo em São Paulo - evidenciam a necessidade de discutir a vulnerabilidade social e as políticas de acolhimento e adaptação climática.

Foto: Buritora/Adobe Stock

Saúde mental na adolescência e impacto das redes sociais

O uso crescente do celular e das redes sociais tem causado efeitos psicológicos sobre adolescentes, como ansiedade e depressão. As escolas no Brasil todo têm repensado o uso dos celulares em função da saúde mental dos alunos. A discussão sobre o equilíbrio entre conectividade e saúde mental é vital para o bem-estar dos jovens.

Foto: Latif Kassidi/EFE

Inteligência artificial: impactos no mercado de trabalho

O avanço da IA está transformando o mercado de trabalho, substituindo algumas funções e criando profissões. O debate sobre os impactos dessa tecnologia no emprego, a necessidade de requalificação profissional e a inclusão tecnológica se mostram urgentes.

Foto: Adobe Stock

Cultura do cancelamento e liberdade de expressão

O fenômeno da “cultura do cancelamento” traz questões sobre os limites da liberdade de expressão e o impacto de linchamentos virtuais. A reflexão sobre o equilíbrio entre justiça social e a preservação de direitos individuais é fundamental em tempos de redes sociais.

Foto: Fábio Motta/ Estadão

Papel da educação no combate à desinformação

A proliferação de fake news, especialmente em contextos eleitorais e sanitários, levanta a discussão sobre como a educação pode formar cidadãos críticos, capazes de identificar e combater a desinformação, promovendo uma sociedade capaz de reconhecer seus direitos e informações falsas.

Foto: Studio Romantic - stock.adobe.com

Desigualdade de gênero no mercado de trabalho

A luta por equidade entre homens e mulheres no mercado, com foco na disparidade salarial e dificuldade de acesso a cargos de liderança, não é de agora, mas segue atual, com a discussão em torno da criação de políticas públicas que englobem necessidades específicas das mulheres.

Foto: Monkey Business Images

Quer entender os argumentos envolvendo o debate para o uso de celulares nas escolas, um dos possíveis temas a serem abordados no Enem? O Estadão promoveu debate em vídeo sobre o assunto.

VEJA AQUI

Produção

Isabela Moya