Foto: TABA BENEDICTO
Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2023 foram divulgados nesta terça-feira, 16, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova.
Foto: Hélvio Romero/Estadão
No ano passado, o Enem foi foram aplicado nos dias 5 e 12 de novembro na versão regular. Nos dias 12 e 13 de dezembro foi realizada a versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e a reaplicação do exame para quem perder o exame por motivos justificáveis.
Foto: Tiago Queiroz
Veja a seguir quatro maneiras de entrar na universidade por meio do Enem. As provas funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País e também acesso ao ensino superior fora no exterior.
Foto: Tiago Queiroz
Com o resultado do exame, os participantes podem entrar na faculdade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que funcionará entre os dias 22 e 25 de janeiro. O programa seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o País com base na nota do Enem. Este será o primeiro ano em que o Sisu será aberto apenas uma vez, em janeiro.
Foto: TABA BENEDICTO
O exame também se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), também uma ação do Ministério da Educação.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) busca financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos. Exige-se que o interessado tenha participado do Enem a partir da edição de 2010, com média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, e nota na prova de Redação superior a zero, além de outros requisitos.
Foto: Tiago Queiroz
A nota do Enem não dá acesso apenas a universidades brasileiras. Estudantes que fazem a prova também pode utilizar a nota para entrar em instituições estrangeiras. Portugal é o destino mais conhecido e lá a nota já pode ser usada em mais de 40 universidades. Países como Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Canadá e França também começam a olhar a nota dos brasileiros, e cada lugar tem os seus critérios.
Foto: Tiago Queiroz
Mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram no exame. Do total de inscritos, 1,2 milhão não realizaram as provas, que funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País e também oportunidades de ensino superior no exterior.