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Em meio a discussões sobre métodos para ensinar crianças a ler e escrever, a linguista Paola Uccelli, professora de Harvard, explica quais as melhores formas de facilitar a aprendizagem
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A fala é aprendida naturalmente pelas pessoas em ambiente de convívio social. Já a leitura requer instrução com esforço extra, já que o cérebro não é “automaticamente” preparado para ler, como é para falar. Se as crianças não são ensinadas, aprendem sozinhas a falar, mas não a ler.
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Nem só decodificar letras e fonemas, nem apenas focar no uso da linguagem - o ideal é combinar as duas técnicas de alfabetização, sugere a especialista. A decodificação é importante, mas não se deve alfabetizar apenas com letras isoladas, sem contar histórias. É preciso criar um contexto de motivação para a leitura, a partir da discussão de histórias que as entusiasmam.
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Não basta ensinar as crianças a decodificar as palavras por meio de histórias que as motivem. É fundamental estimular que façam sozinhas as conexões de sentido do que leem. Por isso, o adulto deve questioná-la sobre o que compreendeu da leitura, para qu’ reproduza as palavras, frases e estruturas usadas nos livros.
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Na sala de aula, muitas vezes as crianças leem em voz alta, mas não discutem. “Elas acham que isso é leitura”, diz Uccelli. Na verdade, sem discussão que faça a criança refletir e interpretar o que leu, ela pode estar lendo sem de fato entender. E ela não faz esses exercício sozinha se não for estimulada.
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O nível de complexidade dos livros apresentados às crianças varia - na visão da especialista, tanto textos mais simples, quanto os mais complexos são bem-vindos. Os primeiros podem ser lidos sozinhos pelas crianças, incentivando a autonomia. Já os outros requerem a explicação de um adulto.
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Quer entender mais sobre as ideias da professora de Harvard sobre como alfabetizar crianças?
Renata Cafardo
Isabela Moya