Foto: Werther Santana/Estadão
As mensalidades das escolas particulares devem aumentar em 2025 duas vezes mais do que a inflação, o que pode pesar no bolso das famílias. Veja qual o porcentual de reajuste previsto e dicas para negociar descontos.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão - Foto: 25/09/23
Em caso de irmãos ou até mesmo de primos matriculados, peça descontos - quanto mais alunos da mesma família, maiores os valores possíveis de negociar.
Foto: Tiago Queiroz
É possível também pedir uma redução ou isenção da taxa de matrícula. Caso não seja possível, algumas escolas parcelam o valor ao longo do ano.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
O mesmo tipo de negociação pode ser feito também com a taxa de material escolar, que é cobrada por alguns colégios. É possível ainda verificar a possibilidade de usar material doado por alunos dos anos anteriores.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Muitas escolas oferecem programas de bolsa de estudos, que podem conceder bons porcentuais de desconto a depender do histórico de desempenho escolar do estudante ou da nota em um concurso de bolsas. Verifique essa possibilidade com a administração do colégio.
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
É importante que os pais façam pesquisa entre escolas similares e tragam valores da concorrência para a negociação, mostrando que querem continuar com os filhos no colégio, mas estudam outras possibilidades.
Foto: Estadão
Para as famílias com dinheiro guardado, é possível negociar bons descontos na anuidade total ao pagar o trimestre ou semestre de forma adiantada. Antes, é importante fazer as contas se o desconto é realmente maior do que os juros recebidos caso o montante esteja em um investimento.
Foto: Tiago Queiroz
Essas dicas podem auxiliar aqueles que estão preocupadas com os reajustes que serão, em média, de 8% a 10% em 2025, segundo pesquisa feita pela consultoria educacional Grupo Rabbit, com 680 colégios. Quer entender por que os valores das mensalidades estão aumentando além da inflação?
Isabela Moya