Foto: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO
O Brasil é o país com mais universidades no ranking regional das melhores da América Latina e Caribe, feito pela QS Quacquarelli Symonds. Foram 96 brasileiras entre as 437 instituições classificadas, de 23 países. Veja o Top 10 brasileiras, de acordo com o ranking.
Foto: Alex Reipert/DCI Unifesp
Com sete campus concentrados principalmente na Grande São Paulo, a Universidade Federal de São Paulo se destaca na experiência de aprendizagem, com ótimas proporções de professores por alunos. Ficou na 29ª posição do ranking regional.
Foto: WILTON JUNIOR/Estadão
A Universidade de Brasília ficou no 25º lugar e teve uma boa pontuação no critério de engajamento global, com uma boa rede de pesquisa global e impacto global.
Foto: Henrique Almeida/UFSC
Como 21ª colocada no ranking regional, a Universidade Federal de Santa Catarina teve bons desempenhos na quantidade de artigos e de profissionais da equipe universitária com doutorado, além de boas notas na rede internacional de pesquisas como pelo impacto online.
Foto: Ramon Moser/UFRGS
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul ficou com o 16º lugar, entre as melhores instituições de ensino latino-americanas e caribenhas. Seus destaques foram a quantidade de artigos publicados, a equipe com doutorado e o engajamento global.
Foto: Divulgação
Em 14º lugar, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é a única universidade particular entre as dez brasileiras melhores classificadas neste ranking, com boas notas pela quantidade de artigos publicados e pela reputação acadêmica.
Foto: Foca Lisboa/UFMG
Com destaque no quesito de impacto digital, no qual recebeu pontuação máxima, a Universidade Federal de Minas Gerais tem também boas notas pela rede de pesquisa internacional e pela quantidade de equipe com doutorado, figurando como 13ª colocada no ranking regional.
Foto: Divulgação/Unesp
Com 24 campus espalhados principalmente pelo interior de São Paulo, a Universidade Estadual Paulista ficou no 8º lugar da América Latina e Caribe, se destacando no critério de equipe com doutorado, no qual recebeu nota máxima e liderou na região.
Foto: Wilton Junior/Estadão
A Universidade Federal do Rio de Janeiro tem uma reputação acadêmica excelente, assim como teve boas pontuações pelo engajamento global e pela quantidade de artigos publicados e profissionais da equipe com doutorado, ficando como 5ª colocada na região.
Foto: JF Diório/Estadão)
Em 2º lugar entre as brasileiras e 3º entre as latino-americanas e caribenhas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe pontuações máximas nos critérios de reputação acadêmica, artigos publicados e impacto digital, além da excelente reputação entre empregadores, rede de pesquisa internacional e equipe com doutorado.
Foto: Nilton Fukuda/Estadão
Com notas máximas em artigos publicados, reputação acadêmica, equipe com doutorado e engajamento global, a Universidade de São Paulo é considerada não só a melhor brasileira como a melhor dentre as latino-americanas e caribenhas, apesar de na última edição no ranking global da QS ter sido superada pela argentina Universidad de Buenos Aires.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
A diferença entre as posições em rankings da mesma consultoria se deve a critérios específicos que são adotados no ranking regional, ligeiramente diferentes do ranking global.
Foto: Tiago Queiroz
Quer entender quais desafios as universidades brasileiras ainda enfrentam, apesar de se destacarem na América Latina e no Caribe?
Isabela Moya