Foto: Hélvio Romero/Estadão
Assuntos variaram entre democratização do cinema brasileiro até a valorização de comunidades e povos tradicionais que vivem no País. Confira quais abordagens foram utilizadas em edições anteriores da prova.
Foto: pikselstock/Adobe Stock
No ano passado, o tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Especialistas afirmaram que a abordagem não era esperada, mas trataram o assunto como importante para o contexto social brasileiro.
Foto: Andressa Anholete/STF
O tema abordado foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, que promoveu discussões sobre o direito à cidadania e a importância de zelar pela preservação da história no País.
Foto: Marcello Csasal Júnior/Agência Brasil
O assunto escolhido foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, apresentado para tratar da participação do Estado em prover a visibilidade aos que não possuem documentos legais, como uma certidão de nascimento.
Foto: Marcos Müller/Estadão
“O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” foi o tema da prova do Enem de 2020. O assunto abordou capacitismo, inclusão e a importância de discutir as condições que afetam os sentimentos e emoções das pessoas.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
O tema foi “Democratização do cinema no Brasil”, que tratava tanto dos desafios da divulgação desse tipo de arte audiovisual, como também da ampliação do acesso e do consumo às obras produzidas.
Foto: beeboys/Adobe Stock
Para esta edição da redação, foi escolhido o assunto “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, que relembrou sobre o perigo das informações pessoais expostas na rede, bem como a criação da Lei Geral de Proteção de Dados.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
Enem 2024: Consulte os locais de prova dos candidatos
Caio Possati