Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Educação

Quais são as melhores universidades de SP, segundo ranking internacional?

Confira as mais bem avaliadas pela revista ‘Times Higher Education’, uma das mais importantes da área. No índice de 2025, foram avaliadas 2.092 instituições em todo o mundo.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

O ranking

O THE avalia universidades em 5 áreas: ensino; ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação); qualidade da pesquisa (impacto das citações, força, excelência e influência); visão Internacional (corpo docente, alunos e pesquisa); e indústria (renda e patentes).

Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Universidade de São Paulo (USP)

A primeira colocada entre as latino-americanas é a USP. Ela está em 199º na lista global, melhor desempenho da instituição em doze anos no levantamento.

Foto: Adobe Stock

Universidade de Campinas (Unicamp)

É a segunda melhor colocada no Brasil. Ela está entre as 400 melhores do mundo e é conhecida por ter importante contribuição em termos de pesquisa científica.

Foto: Divulgação/Unesp

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

A Unesp, que tem 22 campus espalhados por todo o Estado de São Paulo, ficou no top mil mundial.

Foto: Alex Reipert/DCI Unifesp

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Também no top mil, a instituição têm câmpus em São Paulo, Baixada Santista, Guarulhos, Diadema, São José dos Campos e Osasco. Na área da saúde, é uma das mais valorizadas no País.

Foto: Ricardo Stuckert / Presidencia da Republica

Federal de São Carlos (UFSCar)

A federal que fica no interior paulista consta na lista entre as posições 1.201 e 1.500. A instituição tem tradição, principalmente, nas áreas de agronomia e engenharia.

Foto: Aline Veridiano/UFABC

Federal do ABC (UFABC)

Empatada com a UFSCar, a UFABC ficou entre as posições 1.201 e 1.500 no ranking internacional. A universidade é a pública mais nova do Estado (2004), com câmpus em São Bernardo do Campo e em Santo André, na região metropolitana da capital.

Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Veja outras brasileiras no ranking internacional de universidades no site do Estadão.

Leia mais

Reportagem

Isabela Moya

Produção

Giovanna Castro