Foto: Taba Benedicto/Estadão

Educação

Quais são as universidades brasileiras mais sustentáveis? Veja lista

O Impact Ranking 2024, feito pela Times Higher Education, classifica as universidades de acordo com as suas contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto: FELIPE RAU

Critérios

O ranking analisa a atuação das universidades em pesquisa sobre tópicos relevantes e que se relacionam aos ODS; a divulgação dos trabalhos das instituições com a comunidade; se o ensino garante que os ODS são aplicados pelos alunos em suas carreiras; e a gestão das universidades em consonância com os ODS.

Foto: Nilton Fukuda/Estadão

USP

A Universidade de São Paulo lidera o ranking, se destacando no ODS 9: indústria, inovação e infraestrutura, que classifica as instituição que estão na vanguarda da promoção de uma industrialização sustentável, aprimorando o desenvolvimento econômico e expandindo o acesso equitativo à indústria.

Foto: Unifei/Divulgação

Unifei

A Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, se destacou no ODS 7: energia limpa e acessível. A Unifei está em segundo lugar no recorte brasileiro do ranking, empatada com as próximas universidades desta lista.

Foto: UFPA/Divulgação

UFPA

A Universidade Federal do Pará teve destaque no ODS 2: erradicação da fome, que classifica as instituições que trazem soluções pioneiras para a fome no mundo, além de pesquisas e iniciativas educacionais em segurança alimentar - como agricultura sustentável e estratégias de distribuição de alimentos.

Foto: Cristiano Spiazzi

UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, recebeu sua maior pontuação no ODS 2: erradicação da fome.

Foto: UEL

UEL

A Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, se destacou no ODS 7: energia limpa e acessível, isto é, estratégias de aprimoramento da eficiência energética e diversificação da matriz energética por meio de pesquisa inovadoras e aplicações práticas.

Foto: Eliete Soares/Unesp

Unesp

A Universidade Estadual de São Paulo ficou entre as melhores universidades do mundo no ODS 9: indústria, inovação e infraestrutura.

Foto: Marcos Solivan/Divulgação

UFPR

A Universidade Federal do Paraná teve destaque no ODS 8: trabalho decente e crescimento econômico, que mede a promoção de oportunidades de emprego produtivo, fomentando ambientes de trabalho seguros e impulsionando um crescimento econômico substancial.

Foto: Denny Cesare/Estadão

Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo, teve a sua maior pontuação no ODS 9: indústria, inovação e infraestrutura.

Foto: Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp

As universidades brasileiras são maioria do recorte da América Latina do ranking da Times Higher Education, mas não ocupam o primeiro lugar, que ficou para uma universidade mexicana. Quer saber mais?

Leia aqui

Reportagem e produção:

Isabela Moya