Foto: Cris Bevilaqua/Divulgação
Técnica milenar chinesa dá base para reorganizar o lar de acordo com intenções desejadas para cada área da vida
Foto: Adobe Stock
A base do Feng Shui é o baguá, diagrama usado como mapa da casa em que cada lado representa uma área da vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade e amigos. Encontre onde fica cada um e transforme o ambiente diante disso.
Foto: Felipe Araujo
Setorize espaços da casa e os preencha com aquilo que ele precisa. Separe áreas e harmonize com as energias que elas pedem. Por exemplo, pense em um espaço que mais se identifica com trabalho e leve elementos e cores que ajudem no foco e na produtividade.
Foto: Arquivo Pessoal
O melhor jeito de elevar a energia da casa é colocá-la na vibração que você se sente feliz, com suas músicas favoritas e cheiros que tragam prazer. Desde velas, incensos, óleos essenciais ou até plantinhas.
Foto: Mayara Mendes/Divulgação
O alecrim traz alegria e saúde; a hortelã pode amenizar os medos. Uma boa ideia é fazer chá com a planta e separar em três: para beber, para o banho e para a casa.
Foto: Adobe Stock
Para quem acredita, cristais e pedras são aconselhados, porém fotos de pessoas queridas, lembranças de locais que foram importantes para você ou qualquer outro objeto que carregue boa memória é o suficiente para purificar e proteger o ambiente.
Foto: Mariakray/Adobe Stock
Nada mais significativo do que uma boa faxina para limpar a energia velha. Também limpe os objetos e se livre de tudo aquilo que não te faz bem, esteja quebrado ou que simplesmente já não faça mais sentido ter. Tudo isso ocupa espaço que poderia ser usado para receber o novo.
Foto: Mari Campos/Divulgação
Perceba se o deslocamento é fácil pela casa. Móveis que atrapalham a circulação ou muitos objetos em um mesmo ambiente podem prejudicar a energia do local e refletir nos obstáculos que colocamos em nossas vidas.
Foto: Tent/Divulgação
Espelhos são muito importantes para o Feng Shui, eles redirecionam a circulação de energia no ambiente. Ele pode ser usado para refletir uma imagem positiva da casa, além de dar amplitude e iluminar.
Foto: Mari Campos/Divulgação
Se possível, mantenha a porta do banheiro e da bacia sanitária sempre fechadas. Afinal, eles têm uma grande carga de energia negativa impregnada e podem sugar a energia boa.
Foto: Adobe Stock
Plantas e flores em casa são sempre bem-vindas. Além de melhorar a qualidade do ar e estimular a criatividade, algumas espécies podem fazer uma limpeza geral, como espada-de-são-jorge, por exemplo.
Foto: Helin/Adobe Stock
Incluir fontes com fluxos de água corrente também é ótimo para gerar a ideia de frescor e abundância. Caso não queira colocar a fonte em si, opte por imagens de água corrente em quadros ou fotografias.
Foto: Juliano Golodeti/Divulgação
Cores são boas aliadas. O quarto, por exemplo, pede algo mais yin, mais tranquilo, com cores como azul ou verde. Já a sala, mais yang para receber as visitas, pode ser vermelha ou laranja. Amarelo é cor do equilíbrio e da criatividade, o violeta representa espiritualidade e estimula relaxamento.
Foto: Karina Vargas /Divulgação
Conheça mais dicas de como equilibrar as energias de sua casa com o feng shui.
Ana Lourenço
Ana Lourenço
Daniel Silveira