Foto: Adobe Stock

Comportamento

Não pode lavar o cabelo? Conheça superstições do Ano Novo Chinês

2025 é o Ano da Serpente; veja quais são os rituais típicos do feriado mais importante da China

Foto: @priscilajin via TikTok

Rituais de Ano Novo

29 de janeiro de 2025 marca o início do Ano da Serpente. A influenciadora Priscila Jinn, que se apresenta como “sua brasileira chinesa favorita”, falou sobre alguns rituais da virada do ano na China em um vídeo que já alcançou quase 2 milhões de visualizações.

Foto: Adobe Stock

Não lavar o cabelo

O ritual que mais chocou os seguidores de Priscila foi o de não lavar o cabelo no início do ano novo. “Se você lava o cabelo no primeiro dia do ano, você está lavando sua prosperidade e sorte. Isso porque a palavra cabelo tem a mesma entonação da palavra sorte.”

Foto: Werther Santana/AE

Não varrer a casa

Antes da virada, os chineses costumam limpar a casa para remover a má sorte acumulada no ano anterior. Mas, após a limpeza, é importante evitar varrer o pó para fora de casa no primeiro dia do ano, pois acredita-se que isso vai tirar a boa sorte que acabou de entrar.

Foto: Tiago Queiróz/AE

Branco vetado (e preto também)

As roupas brancas estão vetadas no Ano Novo Chinês. O branco e o preto são cores associadas ao luto na cultura chinesa. Evitar usá-las durante as comemorações é uma forma de afastar o azar e atrair boas energias.

Foto: Adobe Stock

Pendurar lanternas

As lanternas vermelhas são um símbolo de prosperidade e boa sorte na cultura chinesa. Pendurá-las em casa e nas ruas durante o Ano Novo Chinês é uma forma de atrair energias positivas para o novo ano.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Fugir de hospitais

Visitar doentes ou ir a hospitais durante o Ano Novo Chinês é também considerado um ato de má sorte, pois associa-se a ambientes de energia negativa.

Foto: TABA BENEDICTO/ ESTADAO

Objetos quebrados

Quebrar objetos durante o Ano Novo Chinês também é associado a má sorte. É importante ter cuidado para evitar acidentes e, caso algo se quebre, é costume dizer “suì suì píng ān”, que significa “que a paz esteja presente apesar dos pedaços”.

Foto: Clayton de Souza/AE

Celebrar

Participar de festivais e celebrações do Ano Novo Chinês, como danças do leão e do dragão, é uma forma de se conectar com a cultura e tradições e atrair boas energias.

Texto e produção:

Renata Nogueira